Sete trabalhos do curso de Jornalismo da UFSC são premiados no Expocom Sul

20/06/2017 14:58

Estudantes e professores do curso de Jornalismo da UFSC no encerramento da Expocom. Foto: Zero Jornal

Entre os dias 15 e 17 de junho foi realizado na Universidade Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul, o Congresso de Ciências da Comunicação da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) da Região Sul. Dentro da programação do evento ocorreu também a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes nos cursos da área e a premiação dos melhores projetos experimentais produzidos pelos alunos.

O curso de Jornalismo da UFSC participou com a apresentação de dez trabalhos que estiveram entre os cinco finalistas de cada categoria. Sete deles foram vencedores.

Os ganhadores foram:

O Zero Jornal, jornal laboratório produzido pelos estudantes em 2016 na disciplina venceu na categoria Jornal laboratório impresso. A aluna Tamy da Silva Dassoler representou as duas turmas do ano passado. Orientação: Frederico de Carvalho e Janara Nicolleti.

O TJ UFSC, telejornal diário produzido pelos estudantes de jornalismo venceu como melhor Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo. Os alunos Joelson Cardoso e Vitor Sabbi representaram a equipe do programa no evento. Orientação: Antonio Brasil e Cárlida Emerim.

A reportagem multimídia Muito além da dor física, que trata sobre violência obstétrica ganhou como melhor Produção em Jornalismo digital. Monique Heloísa de Souza apresentou o trabalho desenvolvido ao lado de Ana Carolina Prieto, Ana Luísa Nascentes e Priscila Jansen. Orientação: Carlos Augusto Locatelli.

A reportagem Montado no trabalho escravode Daniel Silva Santos,sobre a experiência do repórter de ficar duas semanas sem usar produtos feitos com mão-de-obra irregular, venceu como melhor Reportagem em Jornalismo impresso. Orientação: Frederico de Carvalho e Janara Nicolleti.

A reportagem Assédio Moral – A doença laboral silenciosaapresentada por Ana Carolina Vaz e produzida com Gabriel Neves levou o prêmio na categoria Reportagem em Telejornalismo. Orientação: Cárlida Emerim. 

O trabalho desenvolvido pela estudante Maria Fernanda Salinet, O Profeta: Samuel Wainer e a história do jornal Última Hora, foi premiado como melhor Jornal Mural. Orientação: Ricardo Barreto.

O vídeo documentário 33 uma violência velada, onde mulheres que sofreram abuso ou assédio sexual relatam como se sentem em uma sociedade que acoberta a violência contra a mulher brasileira, apresentado por Suelen Regina Aguiar Rocha e produzido com Daniella Coriolano, venceu como melhor Produção Audiovisual para mídias digitais. Orientação: Antonio Brasil

Agora, os trabalhos vencedores serão apresentados no Intercom Nacional, que será realizado de 4 a 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba, e concorrerão com produções do Brasil todo na fase nacional da Expocom.

O site À deriva, de Michel Gomes, na categoria Blog; a programação esportiva da Rádio Ponto UFSC, representado por Fabio Tarnapolsky e Andrey Frasson, em Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo; e a produção Por dentro da ocupação CCE/UFSC, de Ana Cristina Machado e Maria Fernanda Salinet, em Programa laboratorial de TV, foram os demais finalistas do Expocom Sul 2017.