Semana do Meio Ambiente: especialistas discutem resíduos sólidos na UFSC

02/06/2017 17:55

O Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediou, na noite desta quinta-feira, 1º de junho, uma mesa-redonda sobre Resíduos Sólidos promovida pela Semana do Meio Ambiente. O encontro contou com especialistas da área, engenheiros sanitaristas e ambientais e convidados.

Estavam presentes Dorival dos Santos, representante da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR); Luiz Gabriel Vasconcelos, Engenheiro Ambiental do Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da UFSC; Cristal Muniz, designer e autora do Blog “Um ano sem lixo“; Sara Meireles coordenadora e Engenheira Ambiental da Gestão de Resíduos Sólidos UFSC; e Flávia Orofino e Paulo Pinho, representantes da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap).

Cristal Muniz introduziu a palestra com o tema “Por que precisamos parar de produzir lixo?”. A designer começou a se conscientizar sobre o lixo que produzia quando saiu da casa dos pais e passou a morar sozinha. Semanalmente produzia cerca de dois sacos de lixos recicláveis, uma sacola de lixo higiênico, uma sacola de lixo orgânico e um saco de lixo que sua gata de estimação produzia. A jovem resolveu mudar os hábitos e procurar meios de produzir menos lixo. “Achei que no Brasil seria muito difícil de encontrar produtos mais ecológicos, mas quando encontrei a escova de dente de bambu, fiquei empolgada”. Muitas pessoas perguntam a ela como parar de produzir resíduos. “Bom, você pode comprar coisas em granel, deixando as embalagens de lado. Ter sempre seu guardanapo de pano, talheres e copo retrátil”.

Além disso, também explicou como lidar com o lixo orgânico: “Faça uma composteira em casa e seu próprio adubo”. Ela garante que isso não gera odor, já que é livre de bactérias que causam o mau cheiro. Os produtos de limpeza também são feitos em casa, com bicarbonato, sabão de coco e vinagre de álcool. Além de menos tóxicos, são mais baratos. Os animais que vivem com Cristal são chamados carinhosamente de “Ecogatos” ou “Ecocães”, pois a areia utilizada pelos animais são biodegradáveis.  Com todas essas dicas, Cristal publica todos seus passos no blog.

Sara Meireles falou sobre o gerenciamento de resíduos sólidos da UFSC e sua importância no campus. O projeto também ligado à prefeitura universitária, exerce ações nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos da Universidade.

Flávia e Paulo Pinho explicaram ao público um pouco sobre o trabalho da Comcap, em que 93% dos lixos recolhidos ainda são misturados e seguem para o aterro em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Os outros 7% são recicláveis. Além disso, mostrou as dificuldades dos funcionários ao recolher lixos em morros e locais de difícil acesso.

Manuella Mariani/Estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC

Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Tags: CSEUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina