Estudante de Design da UFSC inaugura exposição de arte digital experimental

06/06/2017 10:43

Nesta sexta feira, 9 de junho, o estudante de Design da UFSC, João Pedro Fernandes Borges, inaugura uma exposição independente de arte digital experimental. “Reposicionamentos ( ) ;” é um trabalho essencialmente artístico, que envolve as ferramentas e os processos criativos e técnicos do design em geral. “A exposição tem suas raízes na minha interação e participação com o Tarrafa Hackerspace, projeto de extensão e laboratório comunitário multidisciplinar situado no pavilhinho da Arquitetura. Lá comecei um grupo de estudos sobre processing, no segundo semestre de 2016, que resultou no trabalho que agora apresento”, explica João Pedro.

Sobre o Tarrafa Hackerspace:

O Tarrafa, um Hackerspace situado em Florianópolis, é um laboratório comunitário, espaço onde pessoas com interesses em comum, frequentemente em tecnologia, ciência, arte digital e eletrônica, política, matemática, biologia, arquitetura, segurança, e qualquer área do conhecimento humano, podem se encontrar, compartilhar conhecimentos e colaborar em projetos conjuntos.

Sobre a exposição:

“Reposicionamentos ( ) ;” é uma exposição de pinturas digitais, possibilitadas através de um processo experimental com programação gráfica. Utilizando programas que interagem com o mouse e os botões do teclado, o código serve de ferramenta para a pintura. As composições são feitas a partir da exploração de formas geométricas e a subdivisão, simplificação e abstração de elementos visuais básicos: O ponto, a linha e a forma. A exposição traz 4 séries de pinturas, e uma sessão interativa, para que o visitante experimente parte do programa que possibilitou as composições.

O começo do estudo e a exposição foram encorajados pela alta gama de possibilidades que a programação como ferramenta dentro do campo de produção criativa proporciona. Não só servindo como ferramenta para o desenvolvimento de peças audiovisuais, mas também para a ilustração e até o design gráfico, só dependendo da intenção e do domínio do programador. Além disso, pelo número crescente de iniciativas que buscam inserir as pessoas em geral dentro do ambiente da programação — algo que gera independência, integração e consciência dentro da realidade tecnológica em que vivemos.

O material da exposição foi criado a partir de uma dessas iniciativas, o Processing, uma linguagem de programação e um IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) pensada para as Artes digitais e o Design visual.

João Pedro Fernandes Borges, 23 anos, é natural de Florianópolis. Graduando de Design pela UFSC e artista multimídia. Interessado em experimentação, busca novos processos e resultados para a experiência criativa que envolve a arte e o design. Ultimamente vem explorando o abstracionismo de diversas formas e começa uma pesquisa própria em programação gráfica, que resultou nesta exposição.

O que: Exposição “Reposicionamentos ();”

Quando: Sexta-feira, 9 de junho, às 19 horas.

Onde: Espaço expositivo NaCasa (Rua José Francisco Dias Areias, 359 – Trindade)

Público: Aberto a todos.

Tags: designexposiçãoinauguraçãopinturas digitaisprocessingProgramaçãoUFSC