DIVULGA UFSC – 05/06/2017 – edição 892

05/06/2017 10:00

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 05/06/2017 – Edição 892

 

UFSC homenageia parlamentares e instituições pela contribuição à ciência

A UFSC homenageará nesta segunda-feira, 5 de junho, o ex-senador Luiz Henrique da Silveira e o deputado federal Esperidião Amin pela contribuição ao processo de integração da universidade ao processo produtivo de pesquisa e inovação. Também receberão placas de agradecimento pesquisadores, órgãos e profissionais de imprensa, Fiesc e INPI. A solenidade está marcada para às 10h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). O evento marcará o encerramento do projeto Mais Ciência, realizado pela Funjab, com patrocínio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Continue a leitura » » .

UFSC divulga 2ª chamada do Vestibular EaD 2017

O Departamento de Administração Escolar (DAE) convoca os candidatos habilitados no Concurso Vestibular Educação a Distância/UFSC – 2017, para comparecerem no período de 5 a 6 de junho, junto ao respectivo polo de atendimento presencial no município correspondente, no horário de atendimento dos mesmos e munidos da documentação exigida pelas Portarias 06 e 09/Prograd/Saad/2017. Mais informações: www.vestibular2017ead.ufsc.br.

Painel ‘Ideias Liberais em Perspectiva’ ocorre nesta segunda no CSE

O Centro Acadêmico Livre de Economia promove o painel “Ideias Liberais em Perspectiva”, que faz parte da série de palestras que abordarão as principais ideias das correntes de pensamento econômico. O evento ocorre dia 5, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). “As Ideias Liberais e a Política Brasileira” e “Introdução ao Mercado de Bitcoin” são as duas palestras que irão compor o painel. A primeira busca situar as ideias liberais no atual contexto político brasileiro. Continue a leitura » ».

Semana do Meio Ambiente promove oficina de lixeiras de bambu nesta segunda

A Semana do Meio Ambiente, promove nesta segunda-feira, 5 de junho, uma oficina de lixeiras de bambu para resíduos recicláveis. A atividade ocorre das 14h às 17h, em frente à Sala Verde, ao lado da Biblioteca Universitária (BU). Os participantes, além de aprender a confeccionar as lixeiras, poderão utilizá-las em eventos realizados nos ambientes externos da universidade. A oficina integra a campanha da Coleta Seletiva Solidária que a UFSC está implantando este mês. No dia 1º de junho, foi realizada a mesa-redonda sobre Resíduos Sólidos, com especialistas da área. Mais informações na página da Coordenadoria de Gestão Ambiental.

Centro de Ciências Biológicas oferece curso online sobre manejo ético de animais de laboratório

O Centro de Ciências Biológicas (CCB) está oferecendo um curso sobre o manejo ético de animais de laboratório, com o objetivo de certificar alunos de graduação envolvidos em projetos de pesquisa que envolvam animais vertebrados. A realização do curso é uma exigência da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFSC. Os estudantes devem se inscrever pelo sistema de inscrições  e posteriormente acessar o curso no sistema Moodle. A atividade ficará disponível até o dia 1º de dezembro. Mais informações pelo telefone (48) 3721-2479.

Grupo de Estudos e Pesquisas Alteritas promove reunião aberta para novos integrantes

O Grupo de Estudos e Pesquisas Alteritas: Diferença, Arte e Educação realiza, no dia 6 de junho, terça-feira, às 18h30, uma reunião aberta com o objetivo de apresentar publicamente seus projetos e atividades e receber novos integrantes que tenham interesse em estudos e pesquisas sobre relações raciais e educação, relações de gênero, ações afirmativas e arte afro-brasileira. A reunião acontece na Sala de Reuniões do Centro de Ciências da Educação (CED), bloco B, 2º andar. A participação é aberta a toda a comunidade universitária, movimentos sociais e professores da educação básica. Mais informações na Página no Facebook.

Grupo de Estudos de Direito Público promove workshop sobre combate à corrupção

O Grupo de Estudos de Direito Público (Gedip) promove o workshop “Combate à corrupção: avanços e retrocessos”.  A atividade ministrada pelo professor Carlos Ari Sundfeld da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) ocorrerá dia 6, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). O evento dá direito a certificado de 4 horas/aula. Inscrições através do link.

Alunos de Agronomia e Zootecnia participam da disciplina ‘Vivência em Agricultura Familiar’

Os cursos de Agronomia e Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) têm em sua ementa, a disciplina de Vivência em Agricultura Familiar, ofertadas para alunos da 4ª fase. Durante este primeiro semestre letivo, a disciplina aconteceu em São Joaquim. Os estudantes ficaram, durante 21 dias, alojados gratuitamente nas propriedades rurais e contaram com o auxílio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e de agricultores e agricultoras e suas famílias. Continue a leitura>>.  

Estudantes de Enfermagem fazem homenagem póstuma para professora Laura Cristina

Estudantes do curso de graduação em Enfermagem promovem uma solenidade para homenagear a professora Laura Cristina da Silva Lisboa de Souza, que faleceu em dezembro de 2016. A homenagem ocorre na próxima terça-feira, 6 de junho, às 12h30, no Centro Acadêmico Livre de Enfermagem (CALEnf), no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Contemplados assinam termo de compromisso do edital Procultura

A assinatura do termo de compromisso do Programa de Apoio a Ações de Cultura (Procultura), ocorreu nesta quinta-feira, 1º de junho, na sala dos Conselhos. Este edital é gerenciado pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), e tem por objetivo apoiar financeiramente ações culturais propostas por servidores docentes ou técnico-administrativos que tenham relação com ensino, pesquisa e extensão universitária. Continue a leitura » ».

Seminário da Escola de Gestores da UFSC marca início das atividades em Florianópolis

O Seminário de abertura da Escola de Gestores da UFSC, realizado ao longo da sexta-feira, 2 de junho, marca o primeiro dia de aula de um grupo de gestores da Universidade. Pró-reitores, secretários e assessores participaram do encontro, que tem como objetivo apresentar o programa e divulgar os resultados das dissertações defendidas no Mestrado Profissional em Administração Universitária da UFSC, com o intuito de difundir as ideias e possibilidades de implementação. Continue a leitura » ».


Simpósio Hannah Arendt debate a existência humana e o ‘amor mundi’

Com o tema “Amor mundi: política, educação e modernidade”, o I Simpósio Hannah Arendt ocorreu entre os dias 1 e 3 de junho, com a participação de cerca de 230 pesquisadores de diversos estados brasileiros. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil). Continue a leitura>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina