Coleta Seletiva Solidária mobiliza mais de 100 jovens em atividade de conscientização

14/06/2017 16:55

O Laboratório de Pesquisa em Resíduos Sólidos (Lareso), em parceria com o Grupo Escoteiro Desterro e o UFSC Sustentável, realizou no dia 10 de junho uma atividade de conscientização com a comunidade. O evento contou com aproximadamente 100 jovens e adultos, que percorreram os bairros no entorno da universidade, distribuindo material informativo sobre a correta destinação dos diversos tipos de resíduos gerados em residências. O material foi desenvolvido pelo Lareso para o projeto de extensão Tecnologias Sociais para o Aproveitamento de Resíduos Orgânicos (Tsaro).  

Jovens que participaram da atividade de conscientização. Foto: Acervo Lareso

As atividades foram realizadas com o objetivo de debater o tema “resíduos sólidos” e compartilhar o aprendizado com moradores da região. A organização acredita que essa é uma forma de ampliar a adesão e participação dessas pessoas na coleta seletiva.

A coleta seletiva prevê o recolhimento de resíduos sólidos recicláveis, separados previamente em coletores específicos. Estes resíduos, quando separados, são valorizados por meio de reciclagem, compostagem, reutilização, recuperação, ou outra forma de destinação final ambientalmente adequada. Na UFSC, a Coleta Seletiva Solidária também pretende incluir social e economicamente os catadores, a partir de mecanismos de formalização e apoio às organizações dos trabalhadores e trabalhadoras do setor.

Além de fortalecer os catadores de materiais recicláveis, que atualmente são os principais responsáveis pela reciclagem no Brasil, a ideia é reduzir a quantidade de resíduos que a UFSC atualmente encaminha para o aterro sanitário. São cerca de 140 toneladas de resíduos convencionais não perigosos despejados, todos os meses, em aterro sanitário. A comunidade de entorno, em suas atividades, possui uma estreita relação nessa geração e por isso é essencial que o conhecimento chegue também a essas pessoas ultrapassando os limites do campus universitário.