Chegada de novos servidores é sempre um momento especial para a UFSC

08/06/2017 17:23

Para empossar os 21 novos servidores, a UFSC preparou cerimônia especial no auditório da Reitoria

No final de 2016 e até a data atual, a UFSC já empossou aproximadamente 300 técnicos-administrativos em Educação e 200 professores, e para recepcioná-los preparou cerimônias especiais com a participação do Gabinete da Reitoria, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), pró-reitores, secretários, representantes dos centros de ensino, familiares e convidados.

O significado da chegada de novos trabalhadores à instituição é melhor definido pela pró-reitora Carla Cristina Dutra Búrigo, quando disse em uma das posses que “no contexto político que estamos vivendo, este é um ato concreto de luta pela universidade pública de qualidade. É um momento de expectativas e esperanças de desenvolvimento de uma UFSC cada vez melhor.”.

E o reitor Luiz Carlos Cancellier reforça o sentimento com uma mensagem que deixa aos novos servidores: “uma Universidade vive das realizações de todos que a construíram e continuam por fazê-lo, além de um conjunto de docentes, técnicos e estudantes, que projetam nela sua vida, seu cotidiano, seus sonhos. Estar presente na mente e no coração de todos é promover ações voltadas à realização destes sonhos e à consecução dos objetivos de toda a sociedade.”

A equipe da Prodegesp é responsável por todos os preparativos, desde a elaboração do edital do concurso até a posse. E para auxiliar o novo servidor na inserção ao seu ambiente de trabalho, disponibilizou em um site específico as informações necessárias para o seu ingresso e o seu desenvolvimento na vida funcional.

E nesta quinta-feira, 8 de junho, no auditório da Reitoria, o compromisso da UFSC foi receber mais 21 novos profissionais, 19 técnicos e dois docentes. Na condução o reitor, a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, a pró-reitora Carla Búrigo, a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessaos (DDP), Patrícia Cristiana Belli. A execução do Hino Nacional e a exibição do vídeo institucional “Conhecendo a UFSC (2016)” fizeram parte do cerimonial.

Para Carla é sempre um momento de alegria e uma conquista para UFSC empossar, nos últimos meses, 500 novos servidores. Fez menção a capacitação de gestores para Avaliação de Desempenho que está sendo realizada no Centro Socioeconômico (CSE), assunto que irá interessar também ao novo servidor.

Patrícia caracterizou o momento como de acolhimento e de materialização de uma conquista pessoal. Citou o relevante trabalho da Psicologia da UFSC que atuou em cargos específicos, o qual aproxima o perfil do novo servidor com a demanda do setor. Explicou os próximos passos e as orientações do Kit Posse, que contém informações da Prodegesp, da Ouvidoria, adesivo UFSC Sustentável, folder de boas-vindas, Calendário da UFSC com o tema “Aqui tem diversidades”, agenda permanente e o memorando de exercício. Lembrou da necessidade de o servidor apresentar este documento à chefia assim que iniciar suas atividades e devolvê-lo ao DDP. Desejou a todos “uma linda trajetória e que estejamos sempre próximos”.

O reitor abordou a questão do cuidado com as pessoas e com a infraestrutura da Universidade, do relacionamento com outros colegas, com a diversidade, entendendo que a instituição combate, repudia, critica o machismo, a homofobia e a intolerância. “Nesses novos tempos somos uma instituição que está adequada à nova realidade, por isso colocamos no  Vestibular o slogan ‘Aqui tem diversidades’, por isso criamos uma Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad)”. Enfatizou que a metade dos estudantes da UFSC vem de escolas públicas e por isso a necessidade de se ter linguagem e a atenção adequadas, um acolhimento especial.

Para Cancellier, neste novo ambiente vale mais que o conhecimento técnico, a inteligência emocional. Progredir, daqui para frente, significa se relacionar com a comunidade universitária. Dentro da dificuldade, da crise, dos obstáculos, aconselha pensar, raciocinar, acolher, tolerar. Ressalta também que técnico e docente tem a mesma responsabilidade no ensino, na pesquisa e na extensão. “Não existe uma subcategoria, trabalhamos para o mesmo objetivo”.

Há 56 anos, os mais de 5.600 servidores da UFSC são os que mantêm essa imensa estrutura funcionando e cumprindo com sua missão de contribuir com a formação do ser humano. São mais de 30 mil alunos matriculados na graduação, quase 15 mil na pós-graduação, presencial e a distância, nos seus cinco campi (Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville). Sejam bem-vindos!

Mais informações no portal do Servidor da UFSC.

Sobre a Universidade:

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC