‘Cantos de Gaia’ e ‘Poéticas da voz’ promovem encontros de canto pré-natal para gestantes

26/06/2017 08:28

O Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz, do Departamento de Artes da UFSC e o Projeto de extensão “Cantos de Gaia: alquimias sonoras” irão promover “Encontros de canto pré-natal para gestantes”. As atividades serão nos dias 28 de junho e 12 de julho, das 10 às 12h, na sala 208 do Curso de Artes Cênicas, no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão. O evento é gratuito e aberto para a comunidade, com inscrições pelo e-mail cantosdegaia@gmail.com

Sobre os encontros de canto pré-natal:

Nas vivências de alquimias sonoras para as gestantes, trabalha-se com: cantos e músicas para o corpo feminino e para o bebê no ventre; jogos lúdicos de improvisação musical e vocal; meditações sonoras com visualizações criativas; improvisações sonoras com instrumentos musicais (kântele, kalimba, tigelas de cristal, sinos, carrilhões, tambores xamânicos, entre outros); exercícios corporais de respiração e de voz para a preparação para o parto; cantos circulares e danças circulares.
Através de alquimias sonoras estimula-se a consciência da sabedoria corporal mulher, o empoderamento feminino, a expressão dos sentimentos da mamãe, a comunicação afetiva com o bebê no ventre através das sonoridades musicais. Através do ato de cantar celebra-se a vida e a maternidade, ancorando um espaço de apoio e de fortalecimento da mulher durante a gestação.

Sobre o Projeto “Cantos de Gaia: alquimias sonoras”:

O projeto de extensão ‘Cantos de Gaia: alquimias sonoras’, vinculado ao ‘Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz’, do Curso de Artes Cênicas da UFSC, realiza desde 2015 atividades de canto com o enfoque no gênero feminino, interligando música, saúde e arte.  As atividades oferecidas para a comunidade são: rodas de cantos femininos com tambores; encontros de canto pré-natal com gestantes e vivências de canto e de dança para mamães e bebês. As vivências envolvem práticas de voz e de cantorias como procedimentos para uma jornada nas dimensões corpóreo-afetivas que envolvem a feminilidade, a gestação, o parto e a maternidade. Nessas atividades, arte, movimento e saúde são integrados com as alquimias sonoras para ampliar a consciência da corporeidade da mulher. O ato de cantar é um instrumento para, através das harmonias sonoras, ativar as harmonias do ser.

Maiores informações sobre o projeto nas páginas poeticasdavoz.ufsc.br e www.cantosdegaia.com

 

 

 

 

 

Tags: canto pré-natal para gestantesCantos de GaiaGrupo de Pesquisa Poéticas da VozUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina