Alunos do EGC organizam campanha para arrecadar roupas e materiais de limpeza e higiene

29/06/2017 15:12

Alunas do PPGEGC organizam donativos recebidos na campanha

Uma iniciativa dos representantes discentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) encontrou apoiadores dentro e fora da UFSC e embala uma campanha para espantar o frio, ajudar o próximo e propagar o bem. São bem-vindos agasalhos, mantas, pasta dental, sabonete, papel higiênico, materiais de limpeza, fraldas geriátricas. As doações podem ser feitas até o final de julho no Laboratório de Ensino a Distância (LedLab), em Florianópolis. Pontos de coleta devem ser disponibilizados no hall do Centro de Eventos da Universidade ainda essa semana.

Pontos de coleta no LedLab

“Alguns alunos entraram em contato perguntando se poderíamos fazer uma campanha e a representação discente topou a ideia. Também recebemos, por grupos de WhatsApp, pedidos para ajudar asilos”, conta Fernanda Kempner. A estudante observa que as fraldas são uma grande necessidade dos asilos. “Surgiu a ideia de ajudar não só asilos, mas também moradores de rua”, complementa a também representante discente, Fernanda dos Santos. A convivência das duas amigas, que se conhecem a cerca de um ano e fazem parte do mesmo grupo de pesquisa, fortalece os trabalhos em conjunto da campanha.

As caixas localizadas na entrada do LedLab abrigam parte das doações. Em uma sala maior, há um espaço onde está a maioria dos itens que já chegaram. A equipe ainda não contabilizou os donativos. “Arrecadamos uma boa quantidade de material”, comemora Fernanda dos Santos. Na próxima sexta-feira, 30 de junho, termina a primeira etapa da campanha, que será estendida até o final de julho. “No início da semana que vem, faremos uma triagem para começar a distribuição”, informa.

Donativos arrecadados na campanha organizada pelos alunos do PPGEGC

Além do Asilo Irmão Joaquim, localizado à Avenida Mauro Ramos, na Capital, e do Asilo de Tijucas, na respectiva cidade, o grupo também repassará doações à Associação Espírita Fé e Caridade, situada no Centro de Florianópolis. A ação conta com o apoio da coordenação do PPGEGC, da equipe do LedLab, da Secretaria de Cultura e Arte (Secarte) e da Agência de Comunicação (Agecom).

Essa é a primeira campanha organizada pelo grupo, composto de oito representantes discentes do PPGEGC. Na próxima sexta-feira, dia 30, será realizado o “Festão do Conhecimento”, evento interno do Programa. Uma oportunidade para os interessados participarem do movimento com suas doações. “Lá, poderão doar alimentos também. Ficamos com medo de arrecadar e não termos como armazenar de forma apropriada. Na festa vamos poder recolher alimentos e providenciar a entrega na próxima semana”, explica Kempner. A intenção é que os materiais sejam entregues pessoalmente por uma comissão de representantes discentes e alunos interessados.

Aos interessados em colaborar com a campanha, fica o reforço: o pedido, em especial, é por roupas que aqueçam e fraldas geriátricas. “Os idosos perdem calor mais facilmente e isso favorece e agrava casos de pneumonia, por exemplo. Eles precisam estar mais aquecidos. E tem o pessoal que mora na rua. Quando chove, precisam trocar a roupa molhada para não ficarem doentes. Material de higiene e de limpeza e fraldas eles precisam durante todo o ano, não só no inverno”, destaca Kempner.

A boa ação pode seguir ao longo das próximas estações. “A ideia é estender a iniciativa a outras instituições, conforme a quantidade recolhida até o final da campanha. A gente se disponibiliza também a receber ao longo do ano esses materiais e repassar às instituições”, finaliza Fernanda dos Santos.

Mais informações pelo telefone (48) 99819-6217 ou pelo e-mail admfernandadossantos@gmail.com.

Texto: Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / Agecom / UFSC

Fotos: Ítalo Padilha / Agecom / UFSC

Tags: campanhaDoaçõesinvernoLedLabmaterial higienematerial limpezaPPGECGroupasSeCArteUFSC