3ª Semana da Dança UFSC: confira a programação desta terça-feira, 6 de junho

06/06/2017 10:36

A 3ª Semana da Dança UFSC continua nesta terça-feira, 6 de junho. Confira a programação:

Foto: divulgação

Oficina: Espaço Corpo
Ministrante: Ana Alonso
Horário: 9h às 12h
Local: Áreas externas da UFSC
Ponto de Encontro: Concha Acústica ou Varandão do CCE (em caso de chuva)
Público: Aberto aos interessados nas artes do movimento, com ou sem experiência.
Inscrições: gratuitas no dia e local do evento a partir das 8h45.

Sobre a oficina:
A oficina Espaço Corpo convida os participantes a experimentarem diferentes possibilidades de estarem em espaços públicos e cotidianos. Sendo guiados pelos sentidos e pelo jogo com tais sentidos, e inspirados no Tuning Scores e no Contato Improvisação, os participantes serão convidados a abrir a percepção para interações que interroguem os transeuntes, o cotidiano e seus próprios corpos nesses espaços.

Sobre a ministrante:
Ana Alonso é dançarina, professora, produtora e pesquisadora em dança, com ênfase na dança contemporânea e improvisação; atualmente faz doutorado junto ao programa de pós-graduação em Teatro da Udesc. Desde 2009 se dedica ao Contato Improvisação (CI) tendo estudado e atuado com diversos expoentes desta prática como: Nancy Stark Smith (USA), Gustavo Lecce (ARG), Cristina Turdo (ARG), Ricardo Neves (SP), Catalina Chouhy (URU). Coordena o projeto Entrando em Contato (Florianópolis/SC) e o Festival Transformando pela Prática. (Gamboa/SC). É formada em DanceAbility (Studio Baobah; DanceAbility International, Florianópolis, 2011). Desde fevereiro de 2011 integra o PlanoB, coletivo de experimentações em movimento com foco nas possibilidades de interação da dança com a rua (Florianópolis/SC).

Oficina: Jogos e Dinâmicas para Dança
Ministrantes: Alexandra Klen e Ricardo Tetzner
Horário: 14h às 17h.
Local: Sala 210, bloco D – CCE/UFSC
Público: oficina aberta a todos os interessados, com ou sem experiência em dança.
Inscrições: gratuitas no dia e local do evento a partir das 13h45.
Número máximo de participantes: 25

Sobre a oficina:
A oficina Jogos e Dinâmicas para Dança trabalha e explora a linguagem cênica das Danças, através de jogos teatrais e coreográficos. Os ministrantes propõem dinâmicas elaboradas a partir de textos que podem ser poemas, contos, relatos, documentários e outras expressões artísticas e visuais como o graffiti. As dinâmicas foram elaboradas a partir da criação do espetáculo 1717 da • Dois Pontos • Cia. de DançaTeatro, no qual se contam histórias dançando.

Sobre os ministrantes:
A oficina será ministrada pelos bailarinos Alexandra Klen e Ricardo Tetzner, fundadores e diretores da • Dois Pontos • Cia de DançaTeatro, criada em 17 de janeiro de 2015, com a missão de Inovar e educar através da Arte. Alexandra Klen e Ricardo Tetzner iniciaram sua parceria no final de 2012. Desde então já dançaram graffitis, pinturas e poemas; ao som do silêncio e de Esteban Morgado; em palcos, na rua e na lua.

Foto: Cassiana Reis Lopes

Compartilhamento do processo de criação do espetáculo Peso Bruto
Bailarina convidada: Jussara Belchior
Local: Caixa Preta / Artes Cênicas – bloco D – CCE/UFSC
Horário: 19h
Público: aberto a todos os interessados

Exposição do processo de criação e montagem do espetáculo Peso Bruto, solo criado pela bailarina Jussara Belchior com o apoio do Programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016.

A pesquisa artística parte do estranhamento do corpo gordo na dança, problematizando preconceitos atribuídos aos corpos pesados, não apenas na dança, mas também no cotidiano. O gordo, em geral, é visto como um corpo não permitido, não belo, não desejável e que não consegue controlar seus impulsos nem sua voracidade. No entanto, para a artista, estar fora de um padrão determinado como correto pode ser entendido como uma forma de resistência às imposições sobre padrões de beleza e de comportamento.

O processo de criação de Peso Bruto parte da imagem (da gorda) para gerar uma dança que dialoga com o peso, o desejo, o apetite e a beleza.

Sobre Jussara Belchior
Jussara Belchior estuda dança desde os seis anos de idade tendo praticado dança contemporânea, balé clássico e modern jazz. Desde 2007 atua no elenco do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. É bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, com habilitação em Dança pela PUC/SP e atualmente prepara sua pesquisa de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc.

Confira a programação completa da 3ª Semana da Dança UFSC aqui.

Mais informações no evento da Semana no Facebook.

Tags: 3ª Semana da Dança UFSCCCECentro de Comunicação e ExpressãodançaSeCArteUFSC