UFSC sedia o maior congresso gratuito de Direito do Brasil

17/05/2017 12:21

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Aberto nesta quarta-feira o XII Congresso Direito UFSC, o maior evento gratuito na área do Brasil, entre os dias 16 e 19 de maio, no Centro de Cultura e Eventos. O encontro, no auditório principal do Centro de Cultura de Eventos, conta com mais  de quatro mil inscritos, vai até o próximo dia 19 e é organizado pelo Centro Acadêmico XI de Fevereiro – Caxif, instituição que representa os estudantes da graduação em Direito da UFSC.

Na abertura, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seção SC, José Cristóvão, observou “que em tempos em que se interpretam as ordens jurídicas a partir de portarias e por último a partir da constituição, em tempos em que nós perdemos um pouco daquela esperança que a juventude hoje nos traz, é muito importante recarregarmos as nossas baterias em auditórios como esse”.

Já reitor da UFSC Luiz Carlos Cancellier de Olivo, lembrou que um evento como o XII Congresso, que discute basicamente a situação do Direito Civil brasileiro, mas que não se furta a discutir o combate à corrupção, não se furta a discutir a operação lava-jato e ao mesmo tempo traz uma palestra que trata do discurso da democratização do Direito penal, reflete uma preocupação correta da atual direção do Caxif.

“A programação aqui traduz isso. Não há que ter medo de discutir o cenário nacional, não há que ter medo de enfrentar a atuação do poder judiciário, em especial da Justiça Federal no processo penal e também não há que ter medo de discutir a conduta dos nossos agente públicos, principalmente porque nós estamos na véspera  de uma sucessão presidencial”.

Mais de quatro mil inscritos. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

José Isaac Pilatti, coordenador científico do evento, disse que o XII Congresso é a própria imagem do Direito do futuro. “Daqui para frente e até o centenário em 2032 da Faculdade José Arthur Boiteux, eu quero ver o Direito do futuro, o aluno do futuro, o Brasil do futuro”.

Juristas e doutrinadores reconhecidos nacional e internacionalmente como Fátima Nancy Andrighi (Ministra do STJ), Ela Wiecko Volkmer (ex-Vice-Procuradora-Geral da República), Cristiano Chaves de Farias, Nelson Rosenvald, Guilherme Nucci e Luiz Wambier, Miroslav Milovic, Francisco Mussnich, entre outros, integram a agenda do evento.

O XII Congresso Direito UFSC apresenta ainda uma Mostra de Pesquisa durante os três dias, na qual pesquisadores das mais diversas áreas e níveis de especialização apresentam seus trabalhos.

Os inscritos também receberão certificados de 40 horas/aulas e 20 horas/ aulas, conforme a quantidade de turnos que participarem.

Mais informações no site do Congresso, no Facebook ou pelo e-mail congressodireitoufsc@gmail.com.