UFSC Joinville conquista 3º lugar em maratona com veículo elétrico mais eficiente da América Latina

02/05/2017 17:04

Entre os dias 28 a 30 de abril, na cidade de Detroit, EUA, estudantes do Campus Joinville da UFSC participaram da Shell Echo Marathon Americas 2017, conquistando o terceiro lugar em eficiência competindo com veículos movidos à eletricidade de outras 27 universidades americanas.

O protótipo do Eficem – equipe de competição da UFSC voltada para pesquisa de eficiência energética – conseguiu percorrer a distância de 283 Km com apenas 1 Kwh. Com o custo do kWh atualmente em média de R$ 0,50, seria como percorrer a distância entre Joinville e Florianópolis com o custo de R$ 0,50. Pesando apenas 21,5 kg, foi o veículo mais leve pelo 3º ano consecutivo nessa competição.

O evento é organizado pela companhia norte-americana de petróleo e gás, Shell, e tem por objetivo incentivar estudantes de engenharia das Américas a desenvolver protótipos de veículos movidos à eletricidade, gasolina ou etanol com alto nível de eficiência.  Nesta edição do evento, a Eficem conseguiu o melhor resultado pelo segundo ano consecutivo entre as equipes da América Latina.

 

Mais informações sobre a equipe:

http://eficem.ufsc.br/

https://www.facebook.com/Eficem/

Texto: Comunicação Institucional/UFSC Joinville