Semana do Alimento Orgânico começa nesta quarta-feira, no CCA

31/05/2017 09:19

 

A Semana Nacional do Alimento Orgânico, que começou na quarta, 24 de maio em todo o Brasil chega ao Centro de Ciências Agrárias da UFSC no dia 31 de maio com debates, palestras, oficinas e celebrações. A data marca também a comemoração dos 27 anos de fundação do Cepagro, ONG sediada no CCA e que trabalha pela promoção da agroecologia em comunidades do campo e da cidade.

Durante a manhã e tarde do dia 31 de maio, o Hall do CCA estará ocupado com a Mostra Cepagro Fora de Casa, com banners, vídeos, publicações e fotos do trabalho da entidade ao longo de mais de duas décadas. Na hora do almoço, entre uma apresentação musical e outra da Hora Feliz do CCA, estarão presentes profissionais que começaram sua trajetória no Cepagro, contando suas experiências na ONG.  

Na 5ª feira, 1 de junho, o Auditório darFiesc recebe, a partir das 9h, o Seminário sobre Qualidade dos Produtos Orgânicos em Santa Catarina, com apresentação dos resultados de monitoramento de alimentos orgânicos e de um questionário sobre alimentos orgânicos pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). À tarde, ainda na Fiesc, haverá palestras sobre Qualidade do Alimento Orgânico e Segurança Alimentar, com a nutricionista Elaine de Azevedo e sobre a Relação Produtor e Consumidor no Mercado dos Orgânicos, com o Prof. Oscar José Rover, coordenador do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar da UFSC. Agricultores e agricultoras da Rede Ecovida de Agroecologia também estarão presentes para falar sobre seu trabalho na produção orgânica, a partir das 15h50.

Fechando a Semana, no dia 2 de junho, a edição festiva da Feira Orgânica do CCA – que acontece todas as sextas no estacionamento do Campus Itacorubi – traz degustação de receitas preparadas por ecochefs Slow Food e da erva mate orgânica Catanduvas, distribuição de sementes, oficinas e visitas guiadas com o grupo Horta Orgânica do CCA (Hocca). Estarão presentes os parceiros e parceiras da Revolução dos Baldinhos e da Horta Comunitária do Parque Cultural do Campeche (Pacuca), além de agricultoras e agricultores do Núcleo Litoral Catarinense da Rede Ecovida de Agroecologia. Além do Grupo Flor do Fruto de Agroecologia, haverá outros grupos de agricultores e agricultoras ofertando seus alimentos na Feira neste dia. Ao meio-dia, o Trio Papadu apresenta seu repertório de jazz, swing e improvisação para animar a celebração dos 27 anos do Cepagro.  

Mais informações:
Cepagro –

PROGRAMAÇÃO