Projeto Imagine realiza missão em comunidade rural na cidade de Lages

03/05/2017 15:35

O Projeto Imagine irá realizar, de 7 a 11 de maio, uma missão na comunidade Rancho de Tábuas, onde atua a Escola Itinerante do município de Lages. A iniciativa vai reunir 21 estudantes do Ensino Médio, das zonas rurais de Lambedor, Três Árvores, Morrinhos e Santa Terezinha do Salto, numa atividade de imersão científica com a equipe do Projeto Imagine. Os estudantes ficarão alojados no salão paroquial da comunidade, onde serão realizadas práticas de laboratório.

Equipe do Projeto Imagine. Foto: Divulgação

A expedição da UFSC conta com nove integrantes, sendo três professores, quatro estudantes de Biologia e dois estudantes de Jornalismo, que farão todos os registros em fotos e vídeos.

Projeto Imagine

Desde 2013 promove ações com o objetivo de levar conhecimento científico a comunidades rurais e indígenas de diferentes países. Foram desenvolvidos três módulos temáticos: 1-DNA, Diversidade e Hereditariedade; 2-Energia; e 3-Remédios, como se sabe se fazem bem?

Cada módulo envolve diferentes atividades práticas e laboratoriais. Tais atividades já foram realizadas na comunidade de Coxilha Rica, no interior de Lages; numa aldeia Guarani no município de Major Gercino; e na comunidade Quechua nos Andes Peruanos.

No módulo “DNA”, os estudantes entendem a diversidade da natureza e as diferentes formas de analisá-la, por meio de atividades de coleta de material biológico no ambiente da própria comunidade. Também participam de práticas de extração e análise de DNA humano, e manipulam o DNA de diferentes espécies de plantas e animais.

Mais informações no site ou no Facebook.

Tags: Projeto ImagineUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina