Projeto Fellow-Mundus reúne representantes de 17 universidades da Europa e América Latina

18/05/2017 18:04

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com Universidade Nova de Lisboa está promovendo um encontro de três dias – 17, 18 e 19 de maio –  com representantes de 17 universidades da Europa e da América Latina que participaram do Projeto Fellow-Mundus. O objetivo do evento é fazer uma avaliação do projeto e sua sustentabilidade, além de debater resultados e discutir eventuais  projetos futuros de cooperação entre as Instituições envolvidas.

Vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann durante discurso. Foto: Henrique Almeida/Diretor de Fotografia da Agecom/UFSC

O encontro realizado nesta quinta feira, 18 de maio, na Sala dos Conselhos da Reitoria, funcionou com uma espécie de apresentação da UFSC para os visitantes. A vice-reitora, Alacoque Lorenzini Erdmann, deu início à reunião com discurso que destacou a importância do projeto e da internacionalização das universidades. Ela também defendeu uma expansão dos processos de internacionalização por meio de políticas que permitam agilizar as burocracias dos intercâmbios.

Como representante da reitoria, Alacoque também defendeu maiores investimentos financeiros na internacionalização das universidades, afirmando que “as universidades que estão em posições mais altas no rankings têm maior investimento em internacionalização”. A vice-reitora lembrou que no Brasil cerca de 95% da produção científica é feita por universidades públicas estaduais e federais, portanto é necessário formar bons profissionais que criem conhecimento competitivo e tenham inserção no setor produtivo.

Outra demanda importante que deve ser atendida pela UFSC é uma atenção às políticas educacionais de diversos continentes, além da promoção de um tratado de mobilidade acadêmica e o exercício de uma cidadania planetária. Finalizando o seu discurso, a vice-reitora destacou que “duas palavras são fundamentais para o desenvolvimento das universidades: visibilidade e inserção internacional”.

O encontro se encerrou com uma apresentação e agradecimento de todos os representantes das universidades participantes, que seguiram para um passeio no Centro de Eventos e na Lagoa da Conceição.

Giovanna de Olivo/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC