Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais promove aula inaugural

04/05/2017 15:34

Aula inaugural da segunda turma do Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais. Foto: Divulgação

No dia 27 de abril ocorreu a aula inaugural da segunda turma do Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN). O evento foi realizado no auditório do bloco CBS-01, do Campus Curitibanos, e foi realizado por Paulo Roberto Lisboa Arruda, diretor de Extensão Rural da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Durante a apresentação, cujo tema foi “Possibilidade de Interação entre a Extensão Rural e a Pesquisa Agropecuária no Estado de Santa Catarina”, Arruda destacou as principais atividades da Epagri na pesquisa e na extensão rural. Enfatizou a importância da dependência entre ensino, pesquisa e extensão – sendo este um ponto em comum entre as atividades da Epagri e da UFSC. O palestrante ressaltou ainda o desafio de “produzir alimentos em quantidade, qualidade, saudáveis, que respeitem a natureza, o homem e que tragam retornos”.  que está intimamente relacionado com as ações de pesquisa do PPGEAN na integração entre os sistemas agrícolas e naturais visando aprimorar a produção e promover a conservação em busca do desenvolvimento sustentável.

Ao final do encontro foi realizada uma conversa para fortalecer as parcerias e interações entre a Epagri e o PPGEAN. O programa de pós-graduação colocou-se à disposição para contribuir com a geração de conhecimento técnico científico, e com a formação em nível de mestrado do corpo técnico da Epagri.