Professor da UFSC participa de workshop em universidade suíça

17/05/2017 15:38

O professor da UFSC Luiz Salomão Ribas Gomez, que realiza estágio de pós-doutoramento na Saxion University of Applied Sciences (Holanda), irá participar do workshop How to Study Makerspaces nos dias 18 e 19 de maio. O encontro será na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) da Suíça, uma das melhores universidades tecnológicas do mundo.

Foram convidados pesquisadores de espaços criativos do mundo todo para discutir “como realizar uma entrevista usando visualizações”, “como gravar atividades usando desenhos ou fotografia”, “como mapear as redes de dentro e de fora de um espaço”, “como conduzir um estudo em vários espaços” e “como aproveitar dados de sites existentes”.

Salomão, que na UFSC coordena os projetos de espaços criativos do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO-UFSC), do Laboratório de Prototipagem e Tecnologias Orientadas ao 3D (PRONTO3D – FabLab) e do CoCreation Lab (Pré-incubadora de base criativa do Centro Sapien), vai apresentar as metodologias e os resultados obtidos por esses espaços em busca de novas parcerias internacionais e oportunidades aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC.

O professor explica que “a ETFL possui um programa de bolsas muito forte para a América Latina, principalmente para o Brasil, que tem obtido resultados muito promissores com a transferência de tecnologia por meio da realização de pesquisas de mestrado e doutorado em conjunto com diversas universidades brasileiras, principalmente nos estados do Nordeste. No momento em que a UFSC se prepara para ter sua incubadora de empresas, é fundamental conhecer as práticas da ETFL que hoje tem mais de 150 startups incubadas no seu parque tecnológico”.

Mais informações pelo e-mail