Marcar as férias na UFSC será mais fácil e online

19/05/2017 17:13

No início de junho de 2017, a UFSC implantará o módulo “Férias Web”, no qual o servidor (professor e técnico-administrativo) poderá programar, alterar e acompanhar o seu pedido de férias. Para a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da universidade, Carla Cristina Dutra Burigo, “é um avanço institucional”, pois o processo de concessão passará a ser descentralizado e gestionado pelas unidades, visando mais autonomia e agilidade.

Para Carla, a essência dessa ação é “uma maior responsabilidade das chefias no processo de concessão das férias”. E exemplifica casos que ocorrem com frequência: o diretor que possui um vice, ambos tiram o benefício no mesmo período. Quando do início de sua gestão, observou que, principalmente nos meses de junho, janeiro e fevereiro, as chefias na maioria usufruem as férias conjuntamente. Vários departamentos ficam fechados sem um responsável, instituído legalmente, e no surgimento de alguma demanda que necessite assinatura, o que poderia ser resolvido no departamento, tem que recorrer à direção do Centro de Ensino.

“É preciso redefinir essa cultura sabendo que o professor tem que ter critério para tirar férias no período letivo, técnico também e, essencialmente, os gestores e seus substitutos legais, não podem tirar férias no mesmo período”, pontua.

Fabiana Zandonai Poeta, Georgia Rafaela Batista Silva, Henrique José de Souza e Rosiane Rosa Guimarães, que trabalham na Divisão de Benefícios e Licenças (DBL) da Prodegesp, Fernanda Meira dos Santos Chauchuti e Karyn Pacheco Neves, da Coordenadoria Auxiliar de Gestão de Pessoas (CAGP) do Hospital Universitário (HU) participaram da comissão da UFSC para a normatização das férias, cujas atividades iniciaram em 15 de março de 2017.

A UFSC recebeu o comunicado do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão em 22 de fevereiro, com a obrigatoriedade de implantação do Férias Web até 30 de abril. Fabiana destaca que o curto prazo dificultou os trabalhos uma vez que para a implantação do módulo são necessários diversos procedimentos cadastrais. Nesta etapa também encontraram dificuldades pelo fato de a estrutura organizacional da universidade estar desatualizada com a atual gestão.

No caso dos servidores do HU, o pedido de férias continuará sendo homologado pela CAGP, tendo em vista a adesão do Hospital à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O módulo está disponível no Sigepe (sistema de gestão de pessoas do Governo Federal). Não é uma simples implementação, pois devido a reorganização da estrutura organizacional da Universidade, poderão ocorrer algumas inconsistências na utilização do Férias Web. As ocorrências serão corrigidas gradualmente na medida em que surgirem.  Outro ponto importante é a atualização da resolução normativa que data de 1999.

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC