DIVULGA UFSC – 11/05/2017 – edição 876

11/05/2017 10:57

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 11/05/2017 – Edição 876

Departamento de Matemática inicia mudanças na oferta de disciplinas para os cursos de graduação

O departamento de Matemática  (MTM/UFSC) recebe, a cada semestre, uma demanda de disciplinas muito maior do que seu corpo docente comporta. Além de duas graduações, dois mestrados e um doutorado, o departamento oferece disciplinas para outros 32 cursos da UFSC. Com o objetivo integrar as disciplinas, foi criado o “Projeto de Unificação da Matemática” para implementar as mudanças no ensino e na oferta de disciplinas em diversos cursos da UFSC. Continue a leitura » » .

SeTIC disponibiliza BitDefender, novo antivírus corporativo para usuários na UFSC

A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) disponibilizou para uso pela comunidade universitária um novo antivírus corporativo, chamado BitDefender. O software, de acordo com a SeTIC, é uma solução de proteção avançada, escolhida após estudos comparativos com diversas soluções do mercado. O programa de instalação, com as instruções, está disponível no site http://www.antivirus.ufsc.br. Mais informações na SeTIC.

Projeto ‘Longe de casa: e agora?’ irá oferecer novos encontros em maio

O projeto “Longe de casa: e agora?”, uma iniciativa do Serviço de Psicologia Educacional da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs/PRAE), irá oferecer novos encontros em 2017.1. O projeto presta suporte à ambientação dos estudantes ingressantes que vêm de fora de Florianópolis através da oferta de oficinas. Continue a leitura » ».

Colóquio de Matemática nesta sexta

Dia 12 de maio, sexta-feira, será realizado o Seminário  “Transformações de Moebius Aplicadas a Imagens Panorâmicas”. O Colóquio de Matemática é composto por seminários semanais que ocorrem às sextas-feiras, às 14h, na sala 7 do Departamento de Matemática, no CFM. Saiba mais .

Professor da UFSC lança o livro ‘Termalismo e Crenoterapia no Brasil e no mundo’

O professor do Departamento de Saúde Pública da UFSC Fernando Hellmann lançará o livro Termalismo e Crenoterapia no Brasil e no mundo durante o evento “Termalismo Social em Santa Catarina: realidade, sensibilização e ação”, promovido na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) entre os dias 9 e 12 de maio. Hellmann proferiu a palestra de abertura sobre o tema do encontro juntamente com Daniel Rodrigues, professor da Unisul e coautor do livro. Continue a leitura » » .

Pós-graduação em Oceanografia promove palestra sobre ‘turbulência’

“Turbulência – o que é?” é o tema da palestra promovida pelo programa de pós-graduação em Oceanografia (PPGOceano/UFSC) nesta sexta-feira, 12 de maio, às 14h. O evento ocorre no mini-auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) e é aberto a todos. Mais informações na página do PPGOceano.

Pesquisa indica padrões de conectividade genética distintos entre espécies de corais-de-fogo

Os padrões distintos de conectividade genética entre espécies de corais-de-fogo endêmicas e de ampla distribuição foram analisados no artigo da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC. A pesquisa de Júlia Nunes de Souza abordou três espécies endêmicas. Continue a leitura » » ​ .

Obra organizada por professoras do CED é premiada pela FNLIJ

O livro Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas, organizado pelas professoras Eliane Debus e Nelita Bortolotto (CED/UFSC) e Dilma Beatriz Julian (Unisul), foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) com o Selo Altamente Teórico e indicado para o Prêmio de Melhor Livro Teórico do Ano. A obra é composta de dez artigos que focalizam as múltiplas faces da ficção e de outras linguagens. Continue a leitura>>.

Departamento de Informática e Estatística desenvolve projeto Computação na Escola

Um projeto que forma jovens tutores – alunos do Ensino Básico – e mentores voluntários -profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) –  para programação de aplicativos móveis é coordenado pela Computação na Escola, iniciativa do Instituto Nacional para Convergência Digital do Departamento de Informática e Estatística (INE/UFSC).  O programa “Jovens Tutores na Programação” contribui para a formação da área de computação. Continue a leitura>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.