Curso de cooperação em Biotecnologia traz professores e estudantes internacionais à UFSC

18/05/2017 14:09

Participantes do curso CBAB 2017 na UFSC. (Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC)

O curso de Cooperação Internacional em Biotecnologia (CBAB), que aconteceu de 8 a 19 de maio na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reuniu pesquisadores, docentes e estudantes de doutorado para atividades teóricas e práticas acerca de biossegurança e identificação de proteínas. As atividades aconteceram no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciências Agrárias, (CAL/CCA) e no Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massa, da Pró-Reitoria de Pesquisa (Cebime/Propesq).

O curso foi financiado pelo CNPq, e coordenado pela professora Ana Carolina Maisonnave Arisi, e Martina Blank, da Propesq. Participaram quatro professores e pesquisadores convidados: Rosario Duran, do Institut Pasteur de Montevideo, Uruguai; Silvina Fadda, do Centro de Referencia para Lactobacilos, do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Cerela/Conicet) de Tucumán, Argentina; Pedro Alexandre Valentim-Neto, da UFSC; e Emanuel Maltempi de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O curso recebeu 13 estudantes de doutorado, selecionados em seus países de origem: seis estudantes brasileiros, quatro estudantes argentinos, 2 estudantes uruguaios e 1 estudante colombiano. Foram ministradas 48 horas de aulas práticas com Martina Blank e Pedro Alexandre Valentim Neto e 32 horas de aulas teóricas ministradas por Silvina Fadda, Rosario Duran, Ana Carolina M. Arisi, Emanuel Maltempi de Souza e Martina Blank.

com informações do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFSC