Conferência com professor da University of New Hampshire ocorre dia 25 no CFH

18/05/2017 12:14

A conferência organizada pelo Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD), tratará sobre “O Papel dos Cientistas em Sistemas de Gestão Compartilhada de Recursos Costeiros – Uma visão comparativa Brasil-EUA”. O evento terá participação do professor Tom Safford, do Departamento de Sociologia e Escola de Ciências Marinhas da Universidade de New Hampshire, dos EUA. Ocorrerá dia 25 de maio, de 14h às 17h, na sala de reuniões Sílvio Coelho dos Santos, bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O tema da conferência deverá ser desenvolvido a partir dos resultados gerados até o momento pela implementação de dois projetos de pesquisa de campo. O primeiro investigou o desenvolvimento do turismo de praia e da maricultura na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. Nele foram colocadas em primeiro plano as relações envolvendo cientistas, empresários e gestores na identificação de problemas relativos à garantia de qualidade dos recursos hídricos e também à efetividade da comunicação social de evidências de riscos de comprometimento da saúde e da qualidade de vida da população.

E no segundo, realizado no Brasil, em colaboração com o NMD da UFSC, o professor Safford vem examinando o papel desempenhado pelos cientistas no desenvolvimento do setor de maricultura no estado de Santa Catarina. Para isso, foram realizadas entrevistas com pesquisadores, gestores e maricultores em Florianópolis, Palhoça e Penha.

Neste evento pretende-se também colocar em discussão a abertura de novas oportunidades de pesquisa colaborativa sobre o assunto envolvendo a UFSC e a Universidade de New Hampshire.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-8610 e pelo site.

Tags: CFHconferênciaDepartamento de Sociologia e Escola de Ciências Marinhas da Universidade de New Hampshirenúcleo transdisciplinar de meio ambiente e desenvolvimentoprofessor Tom SaffordUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversity of New Hampshire