Coletivo Kurima realiza 6º Reflexões sobre o 13 de Maio com atividades culturais no CFH e CCE

10/05/2017 14:06

Roberta Lira/Coletivo Kurima. Foto: Ítalo Padilha/Agecom

O Coletivo Kurima Estudantes Negras e Negros da UFSC realiza o VI Reflexões sobre o 13 de Maio – Descolonizando o Pensamento, de terça-feira a sexta desta semana, e continuação nos dias 25 de maio e 27 de julho de 2017. Estão previstas diversas atividades culturais no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e no Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os eventos são abertos ao público.

A ação será realizada em referência a data histórica da Abolição da Escravatura no Brasil – 13 de maio 1888, memória de momento importante para a vida de africanos e seus descendentes afro-brasileiros. O objetivo é promover intervenções e dar visibilidade à crítica, à data tida como da “definitiva finalização e ausência” de: exploração, liberdade, direitos, torturas e mortes a um povo explorado e violentado por outro e que ainda o é.

Eventos são abertos ao público. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

O Coletivo, que completa também neste 13 de maio seis anos, foi criado por estudantes negros e negras da UFSC que sentiram necessidade de abordar temas referentes ao negro no Brasil e os contextos que afetaram o seu dia-a-dia na universidade. A primeira reunião ocorreu em 13 de maio de 2011, no CFH. Desde a sua fundação, o Coletivo Kurima tem buscado fortalecer os conhecimentos sócio-políticos, históricos, culturais e artísticos da África e dos afro-brasileiros.

Mais informações no Facebook.