Apoio Pedagógico abre inscrições para módulos de Química e Leitura e Produção Textual

10/05/2017 15:35

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico (Piape), que objetiva oferecer acompanhamento aos estudantes que precisam de suporte nos estudos, para auxiliar em um melhor desempenho acadêmico, abre novos módulos de apoio pedagógico nas áreas de química e leitura e produção textual. Há vagas também para oficinas em orientação pedagógica e física. Os módulos oferecidos são:

Fundamentos em Química – Este módulo aborda introdução à química, ligações químicas, ácidos, bases e sais inorgânicos, fórmulas químicas, reações químicas, estequiometria, e soluções. Os encontros são semanais com duração de três horas cada, e serão ministrados por Eduardo Zanella. São oferecidas duas turmas para este módulo: turma 4 e turma 6.

Para a turma 4, os encontros acontecerão nas segundas das 9h às 12h, no CCA sala ZDR 003, e terão início no dia 29 de maio e término em 3 de julho.  Para a turma 6, as atividades serão realizadas nas terças das 18h às 21h, no CTC sala EEL010, com início dia 16 de maio e término em 4 de julho.

Introdução à Química Orgânica – A ementa deste módulo aborda as características gerais de química orgânica, classificação dos carbonos e cadeias, e funções orgânicas. As atividades da turma 5 acontecerão nas quintas das 18h às 21h, no CTC sala EEL010. O início dos encontros será dia 25 de maio e término em 6 de julho, e serão ministrados por Eduardo Zanella.

Leitura e Produção Textual: Dissertar e Argumentar – A ementa deste módulo trata o estudo temático sobre questões estruturais aplicadas ao texto acadêmico, estratégias de revisão textual, tipologias textuais, leitura e compreensão de gêneros variados, abordagem de elementos linguísticos, discursivos e situacionais. Os encontros da turma 8 acontecerão nas quartas das 18h às 21h, no bloco EFI sala 302, com início dia 17 de maio e término em 5 de julho, ministradas pela tutora Charlene Bezerra dos Santos.

Leitura e Produção Textual: Resumo – Este módulo tem como objetivo trabalhar o estudo temático sobre resumos. As atividades da turma 9 acontecerão nas quartas das 14h às 17h, no CDS, sala 74. O início dos encontros, ministrados por Charlene Bezerra dos Santos, será dia 17 de maio e término em 5 de julho.

Leitura e Produção Textual: Resenha – Este módulo aborda a resenha e suas modalidades. Os encontros da turma 10 serão realizados nas sextas das 9h às 12h, no CCE sala 236, e ministrados por Charlene Bezerra dos Santos. O início dos encontros será dia 19 de maio e término em 7 de julho.

Leitura e Produção Textual: Dissertar e Argumentar – Este módulo tem como objetivo trabalhar o estudo dos princípios gerais da dissertação e argumentação a partir de diferentes perspectivas, priorizando a elaboração e o estudo crítico na ótica dos gêneros textuais/discursivos num trabalho voltado a gêneros da esfera jornalística.  Os encontros da turma 11 acontecerão nas terças das 9h às 12h, no CCA sala ZDR 002, com início dia 16 de maio e término em 4 de julho. As aulas serão ministradas pela tutora Patricia Leonor Martins.

Leitura e Produção Textual: Artigo – Este módulo aborda o estudo do gênero artigo: configuração acadêmica e finalidade, organização discursiva do gênero, tipos de artigo, leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos. Os encontros acontecerão nas segundas das 09h às 12h, no CDS – bloco das piscinas – sala 74, e terão início dia 15 de maio e término em 03 de julho. As aulas da turma 12 serão ministradas pela tutora Patricia Leonor Martins

Leitura e Produção Textual: TCC – Este módulo aborda a temática TCC, focalizando o estudo da estrutura, organização e função sociointeracional do gênero textual. Os encontros da turma 13 acontecerão nas quintas das 9h às 12h, no CCE sala 229, com início dia 18 de maio e término em 06 de julho.  As atividades serão ministradas por Patricia Leonor Martins.

Para realizar as inscrições acesse a página: apoiopedagogico.prograd.ufsc.br

Tags: físicaLeitura e Produção Textualorientação pedagógicaPiabePrograma Institucional de Apoio PedagógicoquímicaUFSC