UFSC reúne referências internacionais de Gestão da Informação, Empreendedorismo e Inovação

24/04/2017 09:28

Fariborz_índicesNesta quarta, 26 de abril, será realizado o Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com as universidades federais do Paraná (UFPR) e Rio Grande do Sul (UFRGS), além da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A iniciativa reúne pesquisadores da área e tem a participação de palestrantes da Argentina, Estados Unidos e Portugal. As atividades na UFSC ocorrem dias 27 e 28 de abril, das 9h às 19h30, no Auditório da Reitoria.

Na programação estão previstas uma mesa-redonda, quatro conferências internacionais, duas conferências nacionais, dez sessões temáticas com apresentação de 41 trabalhos, além de atividades do Consórcio Mestral e Doutoral com análise de seis propostas no tema, onde mestrandos e doutorandos discutem seus projetos de pesquisa com especialistas.

O Keynote Speaker do evento será Fariborz Damanpour, professor e pesquisador de Gestão da Inovação na Rutgers Business School, New Jersey, EUA,  uma das principais referências internacionais em Gestão Inovação, com mais de 20 mil citações e estará pela primeira vez no Brasil. A conferência terá tradução simultânea.

O título de sua apresentação é “Iniciação e implementação da inovação e influências de fontes internas e externas de informação”. O palestrante tem como foco de suas pesquisas a Gestão da Informação e da tecnologia, com estudos voltados para antecedentes, processos e consequências da inovação nas organizações.

A conferência de abertura será proferida por Roberto Giordano Lerena, professor titular e pesquisador da Faculdade de Engenharia da Universidade FASTA, e professor adjunto da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina. Na ocasião, ele fala sobre “A universidade como espaço social de construção da cultura e da inovação e empreendedorismo”. Ele é coordenador da Comissão de Avaliação de Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Social em Ciências Agrárias, Engenharia e Materiais do Ministério argentino de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Nação, além de ser presidente de Relações interinstitucionais e internacionais do Conselho Federal de Decanos de Engenharia da Argentina, dentre outras atividades de consultoria e pesquisa.

Também entre os palestrantes internacionais, o evento terá a presença de Manuel Duarte Mendes Monteiro Laranja, Professor Associado Senior da ISEG – Lisboa School of Economics and Management, da Universidade de Lisboa, Portugal. No evento ele profere a conferência “Uma Explosão Cambriana: Empreendedorismo e Inovação no mundo digital”. Com formação acadêmica em Engenharia, Gestão, Administração e Gestão da Tecnologia e Inovação e passagens pelas universidades de Universidade de Sussex, Universidade de Warwick e Universidade Técnica de Lisboa, o conferencista atua no ensino de Gestão da Inovação, Empreendedorismo, Gestão Industrial, Gestão Estratégica da Tecnologia, Politicas de Ciência Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação.

A conferência de encerramento, “Gestão da Informação, conceitos e perspectivas interdisciplinares para os novos contextos tecnológicos”, será proferida por Maria Cristina Vieira de Freitas, da Universidade de Coimbra, Portugal. Ela é Doutora em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Salamanca, com licenciaturas em História e Documentação Arquivística, além de Mestrado em Ciência da Informação. Seus principais temas de trabalho tem sido arquivística, organização da informação, acervos arquivísticos, amostragem aleatória, arquivística contemporânea, arquivos, administração pública, gestão da informação e gestão documental.

Os convidados brasileiros do evento são os professores Humberto Celeste Inarelli, do Arquivo Edgard Leuenroth e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Moises Rockembach, da UFRGS; Rodrigo Botelho-Francisco, da UFPR; Virginia Bentes Pinto, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e William Barbosa Vianna,  líder do Grupo de Pesquisa em Gestão da Informação, Empreendedorismo e Inovação do Departamento de Ciência da Informação da UFSC e também presidente do Comitê Científico do evento.

Rede Sul de Gestão da Informação

No evento também será formalizada a criação de uma rede acadêmica da área, que reunirá, inicialmente, UFSC, UFPR, UFRGS e UEL. A Rede Sul de Gestão da Informação será um espaço de interação institucional entre as instituições participantes e outros interessados, da graduação ao pós-doutorado. A proposta parte da compreensão da Ciência da Informação como amplo campo de conhecimento interdisciplinar e da Gestão da Informação como subárea com potencial de interação com outras disciplinas, além das tradicionais.

A proposta dos organizadores é que o congresso dê início ao processo de reunião e promoção do debate qualificado entre alunos, professores, pesquisadores, editores científicos, mundo produtivo  e atores sociais, tendo em vista a produção interativa de conhecimento relevante.

As inscrições antecipadas para o evento estão esgotadas.

Mais informações no site cgeiufsc.com ou pelo e-mail cgeiufsc@gmail.com

Tags: Auditório da ReitoriaCongresso de Gestão Estratégica da InformaçãoEmpreendedorismo e InovaçãoUFSC