Última semana para participar da consulta pública do Plano de Logística Sustentável da UFSC

25/04/2017 13:00

Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) 2017 da UFSC está em consulta pública até 1º de maio. O objetivo do PLS é orientar as ações relacionadas à sustentabilidade em todos os setores, abrangendo questões ligadas à gestão, pesquisa, ensino e extensão.

Toda a comunidade universitária pode participar e contribuir com sugestões: o objetivo é torná-lo efetivo, exequível e reflexo dos problemas e anseios levantados na UFSC relacionados à sustentabilidade. Cartaz-pls

A minuta do PLS foi resultado do trabalho de mais de dois anos da Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS) com colaboração de diversos setores, consultores e especialistas, totalizando 81 participantes.  A redação é da equipe da Coordenadoria de Gestão Ambiental e de colaboradores.

Foram elaboradas 54 metas, desdobradas em 411 ações, que estão distribuídas por oito eixos: Resíduos, Água e Esgoto, Deslocamento, Consumo, Compras e Contratações Sustentáveis, Energia, Qualidade de Vida e Geral.

Sobre o PLS 

O Plano de Logística Sustentável – PLS é uma ferramenta de planejamento que permite ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos na Administração Pública. Todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e as empresas estatais dependentes devem elaborar seus planos, de acordo com instrução normativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

No PLS devem constar objetivos, responsáveis, ações, metas e prazos de execução, além de mecanismos de monitoramento e avaliação das ações que serão implementadas.A Instrução Normativa do PLS previu também o conteúdo mínimo: atualização do inventário de bens e materiais com identificação de similares de menor impacto ambiental; práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços;   e ações de divulgação, conscientização e capacitação.

Sobre o PLS da UFSC

A Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável (CGPLS), constituída em 23 de janeiro de 2013, foi a responsável pela elaboração do primeiro PLS – a UFSC foi a primeira universidade a finalizar o PLS.

A versão de 2013 contou com seis eixos temáticos, com metas específicas para cada um deles – ações, responsáveis, indicadores e prazos – além do diagnóstico. O relatório foi disponibilizado e entregue ao gabinete da Reitoria.

Para dar continuidade aos trabalhos, em de março de 2015, foi constituída a Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC, que tem entre suas atribuições atuar como gestora do plano, realizando seu  monitoramento e revisão.  Esta comissão se reúne uma vez por mês e é composta por 20 representantes de diversos setores da universidade, incluindo estudantes.

Visando o monitoramento e a avaliação das metas anteriormente estipuladas, a comissão consultou todos os setores responsáveis pelas ações do PLS 2013, questionando andamento e dificuldades encontradas. A partir dos resultados obtidos, foram revisados as metas, ações, responsáveis, indicadores e prazos, atualizando-os e inclusive propondo novos eixos temáticos.

A revisão do PLS 2013 mostrou que a maioria das ações propostas não havia sido atingida, portanto, a necessidade de maior participação e divulgação do PLS UFSC 2017.

Consulta Pública

A minuta do PLS UFSC 2017 ficará aberta a consulta pública até 1º de maio com o objetivo tornar o PLS o mais participativo possível.

O PLS UFSC 2017 está dividido em três partes principais:

  1. Avaliação do PLS 2013 – Diagnóstico e Monitoramento das metas e ações propostas (p. 39 a 193).
  2. Revisão do PLS – Sugestão de Metas e Ações em oito eixos: Compras e Contratações Sustentáveis, Resíduos, Água e Esgoto, Energia, Consumo, Deslocamento, Qualidade de Vida, Geral (p.194 a 267).
  3. Divulgação e permeabilidade do Plano (p. 268 a 269).

Mais informações:

Para acessar a Minuta do Plano de Logística Sustentável 2017 da UFSC e fazer contribuições clique aqui.

Comissão de Sustentabilidade

Tags: Plano de Gestão de Logística SustentávelPLSsustentabilidadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina