Projeto seleciona voluntários para promover atividades lúdicas em língua estrangeira para crianças

03/04/2017 10:37

O Projeto de Extensão “Línguas estrangeiras na Educação Infantil: uma proposta para a promoção da interculturalidade” abre seleção para estagiários voluntários dos cursos de Letras Línguas Estrangeiras, interessados na atuação temporária na Educação Infantil, a partir de seu idioma de estudo.

O projeto é uma parceria, em sua segunda edição, entre o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e a Coordenação de Letras Línguas Estrangeiras da UFSC, representados a partir da coordenação conjunta entre as professoras Leandra Cristina de Oliveira (DLLE/UFSC), Carolina Shimomura Spinelli (NDI/UFSC), Giandréa Reuss Strenzel (NDI/UFSC) e Thaisa Neiverth (NDI/UFSC).

A proposta se fundamenta na importância da experiência intercultural na formação escolar dos indivíduos, propondo a crianças do NDI o contato com outras culturas, através de atividades lúdicas em língua estrangeiras. As professoras entendem que as experiências relacionadas a outros idiomas contribuirão para a ampliação de vivências estéticas, imagéticas e linguísticas, por meio do acesso cotidiano com literatura infantil, dança, música, gastronomia, pensando a partir do repertório cultural de diferentes continentes.

A parceria estabelecida entre a Coordenação de Letras Línguas Estrangeiras e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil é uma oportunidade para estudantes das áreas de Letras Alemão, Letras Espanhol, Letras Francês, Letras Inglês e Letras Italiano para a experiência pedagógica em um ambiente pouco abordado em sua formação – a Educação Infantil. A atividade voluntária oferece ao estudante de Letras 60 horas de atividades científico-culturais (ACC), computadas nas três instâncias (Ensino, Pesquisa e Extensão), totalizadas a partir das horas de observação, estudo, preparação e exposição.

Projeto de extensão seleciona estagiários voluntários para atividades no NDI. Foto: Divulgação

O objetivo principal da segunda edição do evento é “promover o conhecimento e a sensibilização frente às diferenças culturais, buscando, neste segunda fase do projeto, um olhar para além das identidades essencializadas.”

Em termos metodológicos, neste ano, o projeto será dividido em duas fases: fase I (2017.1) contemplará alunos de Letras Espanhol, Francês e Italiano; e fase II (2017.2), com alunos de Letras Alemão e Inglês. No momento, estão abertas as inscrições para estagiários voluntários dos três primeiros Cursos de Graduação (Espanhol, Francês e Italiano).

As atividades serão realizadas em seis quintas-feiras, cuja metodologia será repassada aos selecionados no contato via e-mail. Para se candidatar, os estudantes deverão sinalizar interesse à Fernanda, através do e-mail dcafernanda@gmail.com, até dia 14 de abril, indicando, no assunto “Interesse Projeto LLE/NDI, e apontando seus contatos (e-mail e telefone) e sua língua de estudo.

Cronograma das atividades

Ações/atividades Períodos
Manifestação dos estudantes interessados 03 a 14 de abril
Realização de entrevistas com interessados 17 a 20 de abril