Projeto seleciona voluntários para promover atividades lúdicas em língua estrangeira para crianças
O Projeto de Extensão “Línguas estrangeiras na Educação Infantil: uma proposta para a promoção da interculturalidade” abre seleção para estagiários voluntários dos cursos de Letras Línguas Estrangeiras, interessados na atuação temporária na Educação Infantil, a partir de seu idioma de estudo.
O projeto é uma parceria, em sua segunda edição, entre o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e a Coordenação de Letras Línguas Estrangeiras da UFSC, representados a partir da coordenação conjunta entre as professoras Leandra Cristina de Oliveira (DLLE/UFSC), Carolina Shimomura Spinelli (NDI/UFSC), Giandréa Reuss Strenzel (NDI/UFSC) e Thaisa Neiverth (NDI/UFSC).
A proposta se fundamenta na importância da experiência intercultural na formação escolar dos indivíduos, propondo a crianças do NDI o contato com outras culturas, através de atividades lúdicas em língua estrangeiras. As professoras entendem que as experiências relacionadas a outros idiomas contribuirão para a ampliação de vivências estéticas, imagéticas e linguísticas, por meio do acesso cotidiano com literatura infantil, dança, música, gastronomia, pensando a partir do repertório cultural de diferentes continentes.
A parceria estabelecida entre a Coordenação de Letras Línguas Estrangeiras e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil é uma oportunidade para estudantes das áreas de Letras Alemão, Letras Espanhol, Letras Francês, Letras Inglês e Letras Italiano para a experiência pedagógica em um ambiente pouco abordado em sua formação – a Educação Infantil. A atividade voluntária oferece ao estudante de Letras 60 horas de atividades científico-culturais (ACC), computadas nas três instâncias (Ensino, Pesquisa e Extensão), totalizadas a partir das horas de observação, estudo, preparação e exposição.
O objetivo principal da segunda edição do evento é “promover o conhecimento e a sensibilização frente às diferenças culturais, buscando, neste segunda fase do projeto, um olhar para além das identidades essencializadas.”
Em termos metodológicos, neste ano, o projeto será dividido em duas fases: fase I (2017.1) contemplará alunos de Letras Espanhol, Francês e Italiano; e fase II (2017.2), com alunos de Letras Alemão e Inglês. No momento, estão abertas as inscrições para estagiários voluntários dos três primeiros Cursos de Graduação (Espanhol, Francês e Italiano).
As atividades serão realizadas em seis quintas-feiras, cuja metodologia será repassada aos selecionados no contato via e-mail. Para se candidatar, os estudantes deverão sinalizar interesse à Fernanda, através do e-mail dcafernanda@gmail.com, até dia 14 de abril, indicando, no assunto “Interesse Projeto LLE/NDI, e apontando seus contatos (e-mail e telefone) e sua língua de estudo.
Cronograma das atividades
Ações/atividades | Períodos |
Manifestação dos estudantes interessados | 03 a 14 de abril |
Realização de entrevistas com interessados | 17 a 20 de abril |
Divulgação dos resultados | 24 de abril |
Reuniões entre estagiários e coordenadoras | 25 a 28 de abril |
Período de inserção no NDI dos selecionados | 04, 11, 18 de maio |
Período de preparação das atividades | 22 a 28 de maio |
Período de intervenções lúdico-pedagógicas | 01, 08, 22 de junho |