Projeto lança e-book ‘Cinema de culto’, segundo volume da coleção ‘Cadernos de Crítica’

10/04/2017 08:54

O projeto Cinema Mundo lança oficialmente no próximo dia 13 de abril, às 18h, o segundo volume da coleção Cadernos de Crítica, série dedicada à discussão de obras cinematográficas. No mesmo dia, o projeto dá continuidade ao tema “expressões do horror”e apresenta o filme Trabalhar cansa (2011, Brasil), escrito e dirigido pela dupla Marco Dutra e Juliana Rojas.

Composto por um conjunto de cinco textos, a coletânea Cinema de culto discute certa fruição religiosa na apreciação de filmes como El TopoDonnie DarkoLaranja MecânicaViolência Gratuita e Akira. O prefácio é assinado pelo professor e realizador Alexandre Linck Vargas e o livro tem organização de Leonardo Ripoll e Marcio Markendorf. lançamento-ebook

Em formato e-book e inteiramente gratuita, a publicação tem o intuito de socializar conhecimentos produzidos na ação extensionista. O intuito é afirmar o comprometimento da atividade com as facetas da pesquisa e do ensino, bem como estreitar laços entre  universidade e comunidade externa.

O quê: Lançamento do e-book Cinema de culto
Quando: 13 de abril de 2017, às 18h00
Onde: Auditório Elke Hering, Biblioteca Universitária, UFSC
Quanto: gratuito

Trabalhar cansa

A sessão do filme Trabalhar cansa, de entrada franca, será realizada às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC e contará com os comentários de Marta Machado e Gabriel Daros. Web-Convite-3-Trabalhar-Cansa-01-01-1024x910

Sobre o filme
Helena (Helena Albergaria) é uma dona de casa que abre um mercado para ajudar a família. Ela então contrata Paula (Naloana Lima) para cuidar da filha. Tudo vai bem até que Otávio (Marat Descartes) é demitido. A partir daí a relação entre os três começa a se deteriorar, enquanto o mercado de Helena é palco para estranhos acontecimentos.

Sobre os comentaristas

Marta Machado: Professora do curso de Cinema da UFSC, é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Produção Executiva, Animação e Indústria Criativa.

Gabriel Daros: Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ex-graduando em Design Gráfico pela Faculdade SATC. Estuda narrativas experimentais de jornalismo e intersecções com a literatura ficcional. Selecionado no I Prêmio IFSC de Literatura e na 10ª Bienal da UNE na categoria Literatura.

Mais informações na página do Cinema Mundo.