Pontos de entrega para óleo de cozinha na UFSC

12/04/2017 11:02

óleo 1

óleo 2

PEV localizado no Centro de Ciências Biológicas da UFSC.

Um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para arrecadar óleo de cozinha foi instalado no mês de março no térreo do prédio do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. O PEV foi disponibilizado pela Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental (Ejesam), que orienta a comunidade a armazenar o óleo em garrafas PET e entregá-lo no local para que seja encaminhado para os devidos fins.

O objetivo da iniciativa é evitar a poluição da água. Conforme informa o site da Ejesam, “um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.” O óleo arrecado será reciclado e poderá virar sabão ou ser utilizado como matéria-prima para produção de fertilizantes, desmoldante para construção civil e óleo para corrente de motoserra.

Há, ainda, um ponto de coleta no  Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP), localizado ao lado da escada no piso térreo do bloco A, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC. O gerenciamento é feito pela  Simbiosis – Empresa Júnior de Ciências Biológicas.

Mais informações pelos telefones (48) 3721-2998 e 3721 – 5534.