DIVULGA UFSC – 06/04/2017 – Edição 855

06/04/2017 08:23

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 06/04/2017 – Edição 855

Pós em Gestão do Cuidado em Enfermagem abre inscrições para o mestrado profissional

O Programa Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem (Mestrado Profissional) abriu o processo seletivo para seleção de estudantes para ingresso no segundo semestre de 2017. As inscrições vão até 5 de maio. Mais informações na página do programa e no edital.

Departamento de Psicologia oferece curso para professores com foco em bem-estar no trabalho

A equipe do Departamento de Psicologia convida os professores da Universidade a participar do “Curso a distância para melhorar seu bem-estar no trabalho”. Nas aulas serão abordados temas como elaboração e revisão de metas de trabalho, aprimoramento do engajamento no trabalho e confiança para realizar atividades laborais. O curso é gratuito e ocorrerá em oito semanas, no período de 10 de abril a 29 de maio, de forma interativa por meio da plataforma Moodle Grupos. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 10 de abril.  Mais informações no site ou pelo e-mail psicologiapositivaufsc@gmail.com.

Seminário sobre vocações regionais e desenvolvimento socioeconômico

Núcleo de Estudos para Desenvolvimento Econômico Sustentável e Inclusão Social (Desis), em parceria com o Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC), promovem o “I Seminário Desis: Vocações Regionais e Desenvolvimento Socioeconômico”. O evento será realizado no dia 6 de abril, das 9h às 17h, no auditório da Reitoria. Inscrições gratuitas no local. Confira a programação.

Representantes de agências oficiais e de universidades europeias realizam palestras gratuitas na UFSC

Study in Europe Road Show 2017, feira com palestras gratuitas, reúne representantes de agências oficiais e universidades da Alemanha, França, Holanda e outros países europeus que farão apresentações e atendimento ao público na UFSC. O evento será realizado no dia 6 de abril, no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). Mais informações no site da Secretaria de Relações Internacionais da UFSC.

Projeto de monitoramento ambiental conclui três anos de coleta de dados

O Projeto de Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno (MAArE/UFSC) está concluindo suas atividades e em breve disponibilizará um banco de dados e um livro com os resultados de todo o trabalho de campo desenvolvido ao longo de três anos. Coordenado pelas professoras Bárbara Segal Ramos e Andrea Santarosa Freire, do departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ/UFSC), o projeto teve início em junho de 2013 e contou com uma equipe de cerca de 80 pessoas. Continue a leitura>>.

Departamento de Compras publica manual

O Departamento de Compras (DCOM) publicou o Manual de Sanções Administrativas e Alterações Contratuais , com o objetivo de informar sobre os processos administrativos e aplicações de sanções administrativas aos fornecedores. O DCOM também publicou os principais indicadores de 2016. Informações: (48) 3721-4956.

Curso Extracurricular de Latim aberto à comunidade

O Centrum Investigationis Latinitatis (CIL), ligado ao Departamento de Letras e Literatura Vernáculas (DLLV/UFSC), oferece curso extracurricular de Latim, baseado no “método natural”, preconizado pelo dinamarquês Hans Orberg. Não é preciso conhecimento prévio da língua. As inscrições são feitas no local das aulas. O custo é de R$ 120 pelo curso completo (30 horas/aula), cujo material didático será disponibilizado on-line. Os interessados podem assistir a uma aula sem compromisso. Informações: luana.souza.ls@hotmail.com.

Inscrições abertas para minicurso ‘explorando limites pessoais’

Estão abertas as inscrições para o minicurso “Virando o jogo: explorando limites pessoais” (8h), direcionado para pessoas interessadas em conhecimento psicológico e que buscam aprimorar seu desenvolvimento pessoal. É uma atividade oferecida e certificada pela Escola de Extensão da UFSC (Proex). As aulas serão no sábado, dia 8 de abril. Informações no site ou pelo e-mail koan.cfh@contato.ufsc.br.

Inscrições abertas para o SIMPEL

Estão reabertas as inscrições para o VIII Simpósio Integrado de Pesquisas em Linguística (SINPEL), que acontecerá de 10 a 12 de maio de 2017, no Centro de Comunicação e Expressão. Os participantes sem apresentação de trabalho podem realizar suas inscrições de 10 a 21 de abril. O  SINPEL é  promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Informações: http://sinpel.ufsc.br/.

Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental tem inscrições prorrogadas

O 3º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, realização da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), terá como tema “Democracia, saúde mental e violações de direitos: consequências humanas” e pretende discutir temas emergentes e persistentes na área dos Direitos Humanos e Saúde Mental no Brasil e no âmbito internacional. O encontro será de 28 a 30 de junho na UFSC. As inscrições para os minicursos, oficinas e rodas de conversa foram prorrogadas até o dia 15 de abril. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

Planetário promove palestra sobre a mecânica celeste dos instrumentos astronômicos

Nesta sexta-feira, dia 7 de abril, às 20 horas, o Planetário da UFSC promove na sua sede a palestra “A mecânica celeste através dos instrumentos astronômicos históricos”, com Ricardo Gutiérrez Garcés. O Planetário fica localizado próximo ao Restaurante Universitário. Informações: (48) 3721.4133 ou pelo e-mail: planetar@cfh.ufsc.br.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina