Centro de Tecnologias Sociais para Gestão da Água faz parte de projeto da UFSC

25/04/2017 17:18

principal_hNo dia 5 de maio será entregue o prédio do Centro de Tecnologias Sociais para Gestão da Água (Cetragua), construído no Campus Florianópolis da UFSC. A construção do Centro faz parte das ações do Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA), desenvolvido em duas etapas (2007- 2009 e 2013 a 2017) com o objetivo de fortalecer o uso sustentável da água. O projeto foi patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e executado pela UFSC, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que em conjunto com parceiros de comunidades da área rural catarinense, investiram suas experiências no desenvolvimento de ciência, tecnologia e cidadania para a melhor gestão social dos recursos hídricos.

O Cetragua abre a perspectiva para o desenvolvimento de novos projetos envolvendo atividades de pesquisa, extensão e ensino em uma dinâmica participativa, integradora, cooperativa e colaborativa, buscando agregar pessoas e instituições com o objetivo comum de promover a gestão sustentável da água.

A edificação foi projetada considerando princípios de sustentabilidade ambiental com implantação de estruturas para aproveitamento de água da chuva, telhado verde, sistemas de iluminação e ventilação com baixo impacto energético e materiais construtivos alternativos. O seu projeto recebeu o certificado Procel/Anell de Eficiência Energética.

Tags: Centro de Tecnologias Sociais para Gestão da ÁguaTSGAUFSC