Conselho Universitário aprova título de Professor Emérito a Dilvo Ilvo Ristoff

25/04/2017 16:50

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina aprovou, por unanimidade, o título de Professor Emérito ao docente aposentado Dilvo Ilvo Ristoff, lotado no Departamento de Língua e Literatura Estrangeira, quando em atividade. A honraria está prevista no Estatuto da UFSC, “pelos altos méritos profissionais ou por serviços prestados à instituição”. Dilvo foi o primeiro reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

A solicitação encaminhada pelo professor Antônio Carlos de Souza destaca o currículo de Dilvo Ilvo:

– Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), doutorado em Literatura pela University of Southern California (1987) e pós-doutorado pela University of Caroline System, Estados Unidos.

– Coordenador de programa de pós-graduação vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeira.

– Coordenou o projeto um “Um dedo de prosa”, de valorização da literatura catarinense.

– Diretor do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

– Membro titular do Fórum Nacional de educação (FNE) pela Secretaria de educação Superior do Ministério da Educação.

– Pró-Reitor de Graduação da UFSC, tendo presidido, no período, o Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras.

– Diretor de Estatística e avaliação da educação Superior do Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC), articulador e elaborador fundamental no processo de construção e implementação do sistema Nacional de Avaliação da educação superior ( Snaes).

– Diretor de Educação Básica da Capes

-Presidiu a Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Sancionada a lei de criação da UFFS, foi nomeado seu primeiro Reitor.

– Diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior do MEC

– Integrou a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e o Comitê Assessor do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).

– É autor dos livros Universidade em foco? Reflexões sobre a educação superior (Insular, 1999); Neo-realismo e a crise da representação (Insular, 2003); Updike’s America (Peter Lang, 1988); John Updike’s Rabbit at Rest: Appropriating History (Peter Lang, 2008) e coautor dos livros Avaliação participativa: perspectiva e debates (Coleção Educação superior em Debate – Editora do Inep, 2005); Trajetória da mulher na educação superior brasileira (org. Inep,2005); Trajetória da mulher na educação superior (Inep,2007); Educação superior brasileira 1999-2004, obra em 27 volumes, uma por UF (Inep, 2007); Universidade desconstruída: avaliação e resistência ( Insular,2000); Avaliação democrática para uma universidade cidadã (Insular, 2002); Avaliação e compromisso público: A educação superior em debate (Insular, 2003), entre muitos outros

– Tem participado como autor, de inúmeros capítulos de livros, no Brasil e no exterior, sobre literatura, avaliação e políticas públicas para a educação superior, entre os quais se destacam Universidade em ruinas na república dos professores (Vozes, 1999), a Coletânea de livros sobre avaliação de autoria de L.C. Freitas Avaliação: construindo o campo e a crítica (Insular, 2002) e Questões de avaliação educacional (Komedi, 2003), Re-Visioning the Past: Historical self-reflexivity in American short fiction (Wissenschaftlicher Verlag Trier, 1998), Rabbit Tales: Poetry and Politics in John Updike’s Novels (The University of Alabama Press, 1998) e o livro editado por Michaela Martin, Equity and Quality assurance: a Marriage of Two Minds (Unesco e International Institute for Education and Planning, 2010).

– Foi um dos fundadores da revista Ilha do Desterro (criada na UFSC, em 1979) e em 1996, da revista Avaliação, sendo até hoje o seu editor-adjunto.

– Pelo projeto “Dedo de prosa” foi premiado, em 2002, com o troféu Boi-deMamão e, em 2005, recebeu homenagem da Academia Catarinense de Letras.

– Em 2015, recebeu o título de Professor Doutor Honoris Causa concedido pela UFFS.

Tags: Dilvo Ilvo RistoffDLLElíngua estrangeiraliteraturaProfessor EméritoUFSC