Encontro Regional dos Programas de Educação Tutorial discute responsabilidade política

20/04/2017 18:11

Aberta nesta quinta-feira, 20, na UFSC, na XX edição do SulPET, Encontro Regional dos Programas de Educação Tutorial. Cerca de 800 participantes de 20 instituições de ensino superior do sul do país discutem até o próximo dia 23, domingo, “Responsabilidade Política e Unificação Nacional”, tema que vai permear palestras, mesas e debates durante os quatro dias de evento.

sulpetplateia

SulPET: responsabilidade política. Foto: Henrique Almeida/Agecom

Segundo os organizadores, os encontros regionais têm como objetivo o encaminhamento de demandas da região para o evento nacional ENAPET, visando a constante construção e a manutenção do Programa de Educação Tutorial (PET).

O Pró-Reitor de  Graduação, Alexandre Marino, lembrou que hoje se vive um momento de crise e é fundamental valorizar aquilo que é importante, enaltecer o que é digno e o que de fato traga resultados. Marino concorda que o SulPET é um encontro político, mas é também um encontro técnico, um espaço para aprendizado e de socialização de experiências.

Já o reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo ressaltou a importância do programa, especialmente num momento de transição como o que estamos vivendo. Para ele, a universidade não poderia deixar de fazer todos os esforços possíveis para que o Encontro Sulbrasileiro fosse realizado aqui e que aqui surgissem indicativos e orientações para o próximo debate nacional.

sulpetmesa

Debates vão até domingo. Foto: Henrique Almeida/Agecom

Segundo Cancellier, é importante que se discuta aqui, preliminarmente, questões como a responsabilidade pública, temas que possam orientar não só os demais programas em todo o Brasil em relação à conjuntura nacional, mas também aqueles que tracem um norte em relação ao que falar, escrever ou dizer.

O SulPET é organizado por alunos e tutores dos PETs dos campus de Florianópolis da UFSC e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Mais informações em https://xxsulpet.wordpress.com/sobre/o-evento/.

.