UFSC Sustentável lança campanha para reduzir uso de copos descartáveis

27/03/2017 07:58

campanha_copos_cartazReduzir pela metade o uso de copos plásticos na Universidade Federal de Santa Catarina até o final de 2017 é a meta do programa UFSC Sustentável, que lança nesta quarta-feira, 22 de março, uma campanha sobre o tema.

A UFSC consome mais de um milhão de copos a cada ano – em 2016, 831 mil copos de 180 ml e 321 mil copinhos de 60 ml (café), o que equivale a mais de duas toneladas. Para que ocorra a economia, a UFSC irá incentivar a utilização de recipientes reutilizáveis (copos, garrafinhas, canecas) pelos servidores e alunos.

Representante da Coordenadoria de Gestão Ambiental da Secretaria de Obras, Manutenção e Ambiente (Seoma), Gabriela Mota Zampieri afirma que “essa campanha é bastante simbólica, pois não utilizar copos plásticos descartáveis demonstra e torna perceptível a intenção da UFSC em alcançar a sustentabilidade”.

Os colaboradores da UFSC Sustentável estão afixando o adesivo “Adote uma caneca” em locais onde há bebedouros ou filtros. A partir de segunda-feira, 27 de março, o UFSC Sustentável irá montar instalações temporárias nos centros de ensino e na Reitoria com informações sobre a quantidade de copos descartáveis consumidos em cada unidade – serão usadas cortinas com copos plásticos já usados.

O foco principal são os servidores, mas também pode ser estendida aos alunos. “Os estudantes possuem um maior entendimento sobre a importância do consumo conscientes e muitos já dão o exemplo. Eles podem participar através do controle social”, diz representante da Coordenadoria de Gestão Ambiental.

A campanha também irá divulgar um vídeo estrelado pelo técnico-administrativo em educação Alexandre Colle, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, com a participação do estudante de graduação em Jornalismo Gabriel Daros Lourenço. “A participação do Alexandre vai ao encontro do nosso objetivo de promover a identificação e aproximar o público-alvo de cada campanha com o personagem, neste caso um servidor técnico-administrativo em Educação. Evitamos usar bancos de imagem e produzimos todo o material internamente, incluindo vídeo, áudio, fotos e material gráfico diverso”, explica Audrey Schmitz, coordenadora de Design e Programação Visual da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom). Os cenários do vídeo e das instalações foram montados com copos descartados em diversos setores da UFSC.

campanha_copos_adesivoA Coordenadoria de Gestão Ambiental realizou uma pesquisa, em 2014, com 410 servidores da instituição em que 92% deles responderam estar dispostos a substituir o uso do copo descartável pelo recipiente reutilizável – 83,4% responderam que não utilizavam recipientes reutilizáveis.

Outras peças serão apresentadas em seguida, como cartazes, assinaturas de e-mail (imagem que pode ser inserida pelo servidor na sua assinatura de e-mail), flyer on-line, GIFs e posts para as redes sociais. A campanha também prevê uma ação no Instagram: servidores serão convidados a postar fotos com seus recipientes reutilizáveis com as hashtags #ufscsustentavel,  #tchauquerido, #foracopo e #adoteumacaneca.

Medidas

O consumo de copos será monitorado para avaliação das novas práticas. No futuro, a ideia da Coordenadoria de Gestão Ambiental é reavaliar e reduzir as cotas dos setores até zerar o consumo de copos plásticos descartáveis na Universidade.

A UFSC também irá licitar em breve a aquisição de copos biodegradáveis. A intenção é que os servidores utilizem recipientes reutilizáveis e somente os visitantes os novos copos (que se decompõem em até 180 dias).

Sustentabilidade

A UFSC lançou o programa “Reduzir o Consumo é Transformar o Mundo”, uma realização do UFSC Sustentável. Seu objetivo de fomentar a economia de recursos como energia, água, copos plásticos, materiais de expediente, entre outros, visando tornar a Universidade mais sustentável. A primeira etapa do programa foi a campanha pela redução no consumo de energia elétrica na Universidade, lançada em abril do ano passado. O programa também planeja outras com temas como coleta seletiva, economia de água e a redução no uso de papel.

A campanha foi produzida pela Agecom e pela Coordenadoria de Gestão Ambiental/Seoma, com apoio da TV UFSC.

Mais informações na página da campanha Adote uma caneca.

Mais informações sobre campanhas da UFSC Sustentável aqui.

Caetano Machado/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: copocopo plásticoplásticosustentabilidadeUFSCUFSC SustentávelUniversidade Federal de Santa Catarina