TV UFSC estreia série “Diálogos”, que busca promover a pluralidade de ideias

07/03/2017 15:17

A TV UFSC estreia nesta quarta-feira, 8 de março, a série “Diálogos”, que tem por objetivo abordar questões da atualidade por meio de conversas e depoimentos de personalidades dos mais diversos campos. Com direção de Zeca Pires, a série vai tratar de temas como meio ambiente, cultura, história e política, entre outros.

O programa vai ao ar às quartas-feiras, às 20h30min, com reprise no sábado às 8h da manhã, pelo canal 15 da NET e pelo canal 63.1 da TV aberta digital.

O primeiro episódio é “Nós e Nosotros, um Diálogo Latino-americano”, com os professores Enrique Leff (Universidade Nacional Autônoma de México – UNAM) e Carlos Walter Porto-Gonçalves (Universidade Federal Fluminense – UFF). A conversa foi promovida pelo projeto Rede Guarani Serra Geral, coordenado pelo professor Luiz Fernando Scheibe, e ocorreu durante o festival “PLANETA.DOC”, idealizado por Monica Linhares.

“Nós e Nosotros” enfoca o conceito de vida e destaca que, apesar da grande diversidade de saberes e modos de viver, há uma força que busca padronizar culturas e ver o planeta apenas como fonte de recursos a ser explorados e comercializados. Entre os caminhos apontados para a sustentabilidade estão os conhecimentos e saberes de indígenas, seringueiros e camponeses.

O episódio percorre quatro temas: a Natureza, condição para a vida no planeta; a Diversidade, condição para a vida; a Apropriação do planeta pelo capital e a crise civilizatória; a Vida, conceito fundamental nas novas estratégias discursivas.

Dois episódios da série Diálogos vão ao ar nas semanas seguintes. Um é com a pesquisadora Camilla Moreno, doutoranda na UFRRJ, que fala sobre “Mudanças: climáticas, sociais e civilizatórias. Outro é “Diálogo com João Vicente Goulart – Jango e o retrato de um golpe”, com o presidente do Instituto João Goulart, que conta sobre o golpe de 1964 e sua experiência no exílio.

Serviço:

O quê: estreia da série Diálogos, com o episódio “Nós e Nosotros, um Diálogo Latino-americano”.

Quando: quarta-feira, 8 de março de 2017, às 20h30min. Reprise no sábado, 11/03, às 8h da manhã.

Como assistir à TV UFSC: canal aberto digital 63.1 e canal 15 da NET

Mais informações: