Time de softbol da UFSC em Araranguá completa cinco anos

20/03/2017 16:20

O time universitário de softbol da UFSC  em Araranguá está completando cinco anos. Em comemoração à data, o blog Softbol Brasil publicou uma entrevista com o técnico e fundador do time, Éverton Jasinski. Confira a história e os principais objetivos da equipe:

De onde veio a ideia de criar o time?

Em uma conversa entre professor e alunos, durante uma aula em 2012, surgiu a curiosidade dos discentes pelo Softbol. Equipamentos levados para a sala de aula e um primeiro treino marcado, com cerca de cinco pessoas, deram inicio à formação do time. Em 2012, o campus da UFSC em Araranguá não ofertava nenhuma modalidade esportiva para seus alunos. A ideia, portanto, foi muito bem recebida. A universidade contribuiu com espaço e manutenção e, atualmente, auxilia também com transporte para campeonatos universitários.

Como tem sido a adesão dos atletas?

Os atletas, em sua grande maioria, são alunos de graduação da UFSC. No início, a divulgação era feita em conversas pessoais e o número de atletas nos treinos era de dez a quinze pessoas. Hoje, com a divulgação nas mídias digitais, o número de participantes aumentou significativamente. Temos esse ano 28 atletas.

De quais eventos o time costuma participar? 

O time de Softbol da UFSC Araranguá participa dos campeonatos locais realizados pelo Floripa Ichiban, em Florianópolis, como o Torneio Interno e Campeonato Catarinense. Fora do estado, já participamos do campeonato universitário TUnicampS realizado em Campinas, São Paulo.

UFSC fem
Time feminino UFSC Araranguá

O principal foco do time é a participação em campeonatos de Softbal Misto. Mas já participamos em eventos com um time masculino e outro feminino. O time feminino da UFSC Araranguá foi o primeiro e, até o momento, ainda é o único time feminino de Softball de Santa Catarina.

Como você vê o time no futuro?

Temos como objetivo inserir cada vez mais a comunidade de Araranguá nos treinos. Pretendemos criar categorias de base e fazer com que o Softball deixe de ser um esporte desconhecido em nossa região.

O que você pode falar sobre o time?

O time vive em constante evolução  e a cada ano apresenta uma melhora significativa. Por ter um treinador que teve contato com o esporte somente em 2011 e ser formado por atletas que começaram com a idade próxima dos 20 anos, a equipe não conta com uma técnica refinada. Porém, esse obstáculo é superado pelo espírito de coletividade da equipe. Os atletas apresentam uma vibração e um espírito de solidariedade ímpar, cada ponto é vibrado como um Home Run e erros são superados por todos juntos.

Quais foram os momentos marcantes nesses cinco anos como técnico e jogador do time UFSC Araranguá?

V Torneio Unicamp de Softbol Misto.

V Torneio Unicamp de Softbol Misto.

Um deles foi a primeira vitória no TUnicampS em 2013. O time não possuía nem um ano de existência e foi para o campeonato para ganhar bagagem. Em um dos jogos a vitória aconteceu e foi comemorada como se o título do campeonato houvesse sido conquistado. Outro momento foi a conquista do segundo lugar chave ouro no TUnicampS em 2014. Ficar em segundo lugar geral na segunda participação do TUnicampS foi sem dúvida uma sensação de que o time tinha mudado de patamar em relação ao ano anterior.

Gostaria de aproveitar para agradecer ao Floripa Ichiban por todo incentivo e apoio no desenvolvimento do time, auxiliando-nos com equipamentos (jogo de bases, luvas etc) e também com a sua expertise. Quero agradecer também à UFSC por todo o apoio, e aos atletas, que são os principais responsáveis pelo crescimento do time.Também fomos campeões da chave prata em 2016, quando foram levados dois times ao TUnicampS (UFSC-A e UFSC-B). O jogo que culminou com o time da UFSC-A campeã da chave prata foi emocionante e terminou com invasão de campo de todos os atletas da UFSC.

Mais informações na página da equipe no Facebook ou pelo e-mail everton.fabian@ufsc.br.

Informações do blog Softbol Brasil.