Planejamento Participativo discute ações na comunicação da UFSC para os próximos quatro anos
No ano em que completa 25 anos, a Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC realizou, pela primeira vez, o seu Planejamento Participativo. Para o desafio foi chamado o professor Cristiano José Castro de Almeida Cunha, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, convidado pela equipe da Agência para orientar os trabalhos.
De 23 de janeiro a 24 de fevereiro de 2017, os setores de Jornalismo, Design, Redes Sociais, Comunicação Interna, Memória Fotográfica, Secretaria e os estagiários estiveram focados na execução do planejamento que guiará as ações de comunicação da Universidade nos próximos quatro anos.
O processo considerou as diretrizes do serviço público federal e tomou como base o Estatuto da UFSC e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2015-2019, com o objetivo de propor ações alinhadas aos objetivos da instituição.
As atividades de planejamento foram realizadas no início do ano, período de recesso da instituição, para contribuir com os propósitos organizacionais de uma gestão pública na UFSC.
Optou-se por envolver todos que trabalham na Agecom para fomentar a responsabilidade e o comprometimento de cada um na construção da comunicação pública na UFSC. Algumas dinâmicas foram realizadas em grupos formados aleatoriamente, que traziam suas reflexões para o debate coletivo.
Dessa forma, foram elaborados os conceitos que serão incorporados pelo setor:
Missão
“Exercer a gestão da comunicação pública da UFSC e socializar informação e conhecimento a fim de contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática e com qualidade de vida”.
Visão
“Ser uma agência de comunicação inovadora e de referência na gestão da comunicação pública universitárias nos cenários regional, nacional e internacional”.
Valores
- Autonomia
- Comprometimento
- Cooperação
- Equidade
- Ética e Transparência
- Pluralismo
Um dos principais projetos discutidos no planejamento tratou da atualização da Política Pública de Comunicação, de 1987, de autoria do jornalista e ex-diretor da Agência de Comunicação, Moacir Loth.
O documento, que nasceu há 30 anos, prioriza os fatos concretos, as realizações da instituição, em resumo, as notícias, pautando a atuação da equipe da Agecom nas regras do jornalismo e nos códigos de Ética Profissional e do Servidor Público.
“A atualização se faz necessária para adequá-la aos dias atuais, às novas tecnologias e linguagens e para continuar sendo um instrumento vital da comunicação para aproximar a Universidade de seus públicos”, diz o atual diretor da Agecom, Artemio Reinaldo de Souza.
“As linhas de atuação já estão traçadas e por meio de um esforço que envolve pessoas e processos, a Agência chega a marca de 25 anos melhor estruturada e com muitos planos para o futuro”, conclui.