Pesquisadores da UFSC promovem conferência sobre sistemas dinâmicos simbólicos

16/03/2017 16:07

Cartaz_III_FloripaDynSysconferência internacional sobre a teoria Sistemas Dinâmicos Simbólicos, área de estudos da Matemática, será realizada, entre 20 e 24 de março, em Florianópolis. Com o título III Workshop on dynamics, numeration, tilings and graph algebras (FloripaDynSys), o evento é organizado em parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCT). Esta será a terceira edição do FloripaDynSys, que vem sendo realizado a cada dois anos. A primeira foi em 2013 e a segunda, em 2015.

Focado nos desenvolvimentos recentes na área de sistemas dinâmicos e temas relacionados, o workshop abordará também como os sistemas dinâmicos são utilizados para modelar e resolver diversos problemas da física, biologia, computação etc. A teoria dos sistemas dinâmicos é a área de estudos do ganhador da Medalha Fields, o brasileiro Artur Avila, e dialoga com diversas outras áreas da Matemática, como análise, topologia, teoria de grafos, álgebra abstrata, álgebra de operadores, ordem aperiódica.

A programação do workshop contará com palestras — voltadas para alunos de pós-graduação e pesquisadores —, e apresentações de pôsteres. Cerca de 50 participantes, incluindo pesquisadores internacionalmente destacados, participarão dos cinco dias de atividades, em um ambiente propício ao intercâmbio de idéias e ao estabelecimento de novas redes de colaboração.  As atividades ocorrem no Hotel Palace Praia, em Canasvieiras.

Mais informações no site do evento ou do departamento de Matemática.

Tags: conferênciaFloripaDynSysmatemáticasistemas dinâmicosUFSCworkshop