Laboratório de Engenharia Biomecânica recebe Certificado de Acreditação do Inmetro

14/03/2017 18:30

O Laboratório de Engenharia Biomecânica (LEBm) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu o Certificado de Acreditação do Inmetro pelo reconhecimento da competência de realizar ensaios – testes de conformidade em produtos da área de saúde. O Laboratório, que avalia cerca de 200 produtos por ano, é o primeiro do Hospital Universitário da UFSC a conseguir a acreditação.

O coordenador do Laboratório, Carlos Rodrigo de Mello Roesler, explica que a acreditação assegura “a competência analítica do laboratório, conferindo credibilidade e confiabilidade metrológica às atividades de ensaios em implantes ortopédicos, mamários e vasculares”. Desde 2011, o LEBm é membro de uma rede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar ensaios. “Com a certificação, o Laboratório se credencia a dar suporte continuado às demandas tecnológicas do setor industrial odonto-médico-hospitalar”, diz Roesler.

Laboratório de Engenharia Biomecânica - Foto Henrique Almeida

Ortopedista Ari Digiacomo Ocampo Moré; técnico de laboratório Leonardo Piedade; e engenheiro mecânico Carlos Rodrigo de Mello Roesler, do Laboratório de Engenharia Biomecânica. Foto: Henrique Almeida/Diretor de Fotografia/Agecom/UFSC

O documento atesta que o LEBm segue os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2005. O Laboratório de Engenharia Biomecânica segue a diretriz há dez anos, mas solicitou o processo de acreditação um ano e meio atrás – antes, o Laboratório usava o sistema, mas não tinha estrutura organizacional para ser auditado. Atualmente, 35 pessoas atuam em pesquisa e extensão tecnológica no LEBm, que ganha prestígio mesmo nas atividades fora do escopo da certificação. “A acreditação também confere reconhecimento do sistema de gestão laboratorial, de forma que todas as atividades de ensaio e análises realizadas no laboratório encontram amparo nestas diretrizes”, fala Roesler.

Ensaios acreditados do LEBm

• Ensaio de flexão 4 pontos em haste intramedular
  • Ensaio de fadiga 4 pontos em haste intramedular
  • Ensaio de flexão 4 pontos em placa óssea
  • Ensaio de Fadiga sob Flexão  4 Pontos para Placa óssea
  • Ensaio de Fadiga de Cabeça e Região de Pescoço de Hastes Femorais
  • Ensaio de Fadiga em Haste de Quadril
  • Ensaio de Fadiga em Base Tibial
  • Ensaio mecânico para implantes mamários – Ensaio de  Fadiga
  • Ensaio mecânico para implantes mamários – Ensaio de Impacto
  • Ensaio de integridade para Material de Membrana – Ensaio de Alongamento
  • Ensaio de integridade para Material de Membrana – Ensaio de Tração – Ponto Tensão
  • Ensaio de integridade para Material de Membrana – Ensaio de Resistência ao rasgo
  • Ensaio de integridade para Material de Membrana – Resistência da selagem ou fechamento
  • Ensaio para coesão do gel de silicone

O Laboratório

Além de realizar os ensaios, o LEBm desenvolve produtos e é um centro multidisciplinar de ensino, pesquisa e desenvolvimento na área da saúde, sendo formado por médicos ortopedistas do Hospital Universitário e pesquisadores do Departamento de Cirurgia e dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais da UFSC.

O LEBm disponibiliza para o setor industrial-médico-hospitalar brasileiro ensaios mecânicos quasi-estáticos e de fadiga (dinâmicos) em toda a gama de produtos ortopédicos, buco-maxilo-faciais e odontológicos para a avaliação de conformidade destes produtos.