Inscrições para a 11ª Semana Acadêmica de Letras da UFSC até 20 de março

14/03/2017 10:26

XI-SdeL-2A 11ª Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), evento nacional que será promovido de 5 a 9 de junho, tem inscrições abertas para proposta de atividades (banner, comunicação oral em simpósio temático, minicurso e oficina) até a próxima segunda-feira, 20 de março. Os departamentos de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV) e de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) promovem a semana.

Além disso, acontece, de 13 a 17 de março, o Brechó do Renato, no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), nos períodos da manhã, tarde e noite, ocorre o Brecho da XI Semana Acadêmica de Letras, que este ano foi batizado de Brechó do Renato, em homenagem ao aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Literatura, falecido no final de 2016, Renato Cristofoletti.

O evento conta com recursos do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da Capes. As modalidades, procedimentos e normas, estão disponíveis no link. As inscrições são gratuitas e as atividades dão direito a certificado.

Tema

O tema deste ano será “O intelectual ausente: Umberto Eco, semiótica e literatura”, com palestras, mesas-redondas, minicursos, simpósios, comunicações, oficinas, pôsteres e atividades artísticas, no intuito de possibilitar a integração entre as diferentes áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A escolha do tema pretende engendrar discussões a respeito da obra diversificada de Umberto Eco e seu impacto nos estudos da área de Letras e de áreas afins, justamente porque as pesquisas do pensador italiano, que morreu em 2016, desenvolveram-se a partir de diversos vértices, a saber: a semiologia e a estética, a história e a semiótica, a produção romanesca e a filosofia, a comunicação de massa, a cultura do consumo e os mais variados códigos de comunicação – verbais e não-verbais. Assim, o pensamento de Eco servirá de ponto de contato para as problematizações de vários campos da área de Letras – Literatura, Tradução ou Linguística.

Entre os participantes estão as conferencistas Professora Aurora Fornori Bernardini (USP) e Professor Marco Americo Lucchesi (UFRJ), e os palestrantes Professora Diana Luz Pessoa de Barros (USP | Mackenzie) e Professor David Quinto-Pozos (Universidade do Texas).

Mais informações: