Professores da UFSC promovem palestra no Dia Nacional de Atenção à Disfagia

20/03/2017 11:01

Professores do curso de Fonoaudiologia da UFSC irá promover uma ação para divulgar aos pacientes e aos profissionais da área da saúde sobre a importância dos sintomas da disfagia de 20 a 22 de março. Nesta segunda-feira, 20 de março, às 17h30, uma palestra para os alunos interessados sobre o tema será realizada no Auditório da Graduação do CCS. Também haverá entrega de brindes e uma oficina para demonstração de espessante alimentar com a nutricionista Danile Boker – Assessora Técnica da Nestlé Health Science. CARTAZ_ação de disfagia 2017 (2)

O Dia Nacional de Atenção à Disfagia, 20 de março, foi instituído e criado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) com o objetivo de auxiliar a população a reconhecer a disfagia, alertar sobre seu risco para a saúde, divulgar medidas de prevenção e orientar sobre o que fazer diante da suspeita desse sintoma.

A disfagia é sintoma de uma doença de base que pode acometer qualquer parte do trato digestivo desde a boca até o estômago e pode causar complicações como a desnutrição, a desidratação e complicações respiratórias.

O evento na UFSC está sob a coordenação das fonoaudiólogas da UFSC  Maria Cristina de Alencar Nunes, Karen Fontes Luchesi e Claudia Tieme Mituuti, com apoio do Centro Acadêmico Livre de Fonoaudiologia, da Qualifon e dos alunos do curso de fonoaudiologia.

Mais informações e inscrições pelo e-mail  e na Sala da Qualifon.