DIVULGA UFSC – 20/03/2017 – edição 844

20/03/2017 09:51

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 20/03/2017 – Edição 844

 

PMF interdita faixas próximas à UFSC e afeta trânsito no dia 21

A partir da próxima terça-feira, 21 de março, em virtude da obra de duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) interditará, em período integral, as duas faixas da esquerda da Avenida Professor Henrique da Silva Fontes (Av. Beira-mar), próximas ao Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE), Prefeitura Universitária (PU) e blocos do Centro de Ciências Biológicas (CCB) para execução de serviços no canteiro central. Acompanhe nas imagens, fornecidas pela PMF, os trechos interditados.

Câmara Municipal homenageia profissionais da UFSC com a Medalha João David Ferreira Lima

A Câmara de Florianópolis entregará hoje (20/3) Medalha Professor João David Ferreira Lima, que homenageia pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao ensino superior no Município de Florianópolis. Representando a UFSC foram agraciados o jornalista Moacir Loth (Agecom) e os professores Antônio Ayrton Uberti Auzani (CCA) e Joana Maria Pedro (CFH). A sessão solene será nesta segunda-feira, 20, a partir das 16 horas, no Plenário da Câmara Municipal. Continue a leitura>>.

Mudanças nos prazos e datas do edital Bolsa Cultura 2017

As inscrições para o Edital Bolsa Cultura 2017 foram prorrogadas até o dia 21 de março. O programa disponibilizará até 60 bolsas, que serão concedidas por 12 meses, no período de 1º de abril de 2017 a 31 de março de 2018. O Programa de Bolsas de Extensão vinculadas às Ações de Arte e Cultura (BEAC) é gerenciado pela Secretaria de Cultura e Arte. Continue a leitura » ».

Lado bom e ruim do trote na universidade: integração e práticas abusivas convivem juntas

Tinta pelo corpo, roupas sujas, plaquinhas de papelão com apelidos, são cenas que ilustram o ritual de entrada dos calouros na Universidade. Semestre após semestre, veteranos preparam a cerimônia que é uma iniciação à vida social na graduação. A prática pode ter várias atividades, que variam de curso para curso, como brincadeiras, gincanas, e arrecadação de alimentos. Muitos alunos consideram o trote um passo muito importante, pois promove a integração entre os colegas novos e os mais antigos, mas ainda existem muitas ressalvas em relação à sua realização, principalmente a episódios violentos como agressões, humilhações públicas, consumo de álcool, abuso sexual, entre outros. Continue a leitura>>.

Projeto de monitoramento ambiental conclui três anos de coleta de dados

O Projeto de Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno (MAArE/UFSC) está concluindo suas atividades e em breve disponibilizará um banco de dados e um livro com os resultados de todo o trabalho de campo desenvolvido ao longo de três anos. Coordenado pelas professoras Bárbara Segal Ramos e Andrea Santarosa Freire, do departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ/UFSC), o projeto teve início em junho de 2013 e contou com uma equipe de cerca de 80 pessoas. Continue a leitura>>.

Novo ciclo do Café com Dança apresenta documentário ‘Limiares’

O Café com Dança retorna em 2017 com a apresentação do documentário “Limiares sobre Anderson”. A apresentação será no dia 21 de março, terça-feira, às 14h30, na Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos. Dirigido por Sandra Meyer, o documentário traz depoimentos de artistas, professores e pesquisadores sobre a trajetória do bailarino Anderson João Gonçalves (1964-2010), retratando como a sua carreira contribui para o registro da memória da dança catarinense e nacional. Além da exibição do documentário, o Café com Dança recebe a professora Sandra Meyer (Ceart/Udesc), responsável pela direção e roteiro do filme. Continue a leitura » ».

Estudo relaciona modelos de informações nutricionais com alimentação mais saudável

Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) mostrou que os estudantes universitários optam por refeições mais saudáveis nos restaurantes dependendo do tipo de informação mostrada nos cardápios. O estudo foi realizado no Brasil e na Inglaterra, onde eram apresentados cardápios com diferentes informações nutricionais aos estudantes antes de se servirem. A pesquisadora espera que a partir do estudo possam ser adotadas medidas legislativas com relação às informações nutricionais nos cardápios do Brasil e do mundo. Continue a leitura » ».

Projeto ‘Filmes de Economia exibe ‘Rede Social’ dia 21 no CSE

A coordenação do projeto de extensão “Filmes de Economia” divulga o reinício das atividades na próxima terça-feira, 21 de março, das 16h às 18h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). Na sessão serão exibidos trechos do filme “Rede Social”. Na sequência haverá comentários do professor do Departamento de Ciências da Administração (CAD), Rogério Lacerda. O filme aborda os bastidores da criação do Facebook.  A sessão é gratuita e aberta ao público. Os participantes terão direito a certificado de 2 horas de atividade complementar. Mais informações no perfil no Facebook.

Revista da UFSC publica dossiê com artigos de experiências em Timor-Leste

Revista Perspectiva, do Centro de Ciências da Educação publicou um dossiê intitulado “Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique”, o qual traz reflexões sobre cooperações internacionais educacionais entre Brasil, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. Continue a leitura » » .

Exposição de fotografias sobre a Polônia inicia dia 21 no Centro de Cultura e Eventos

A partir do dia 21 de março, no Centro de Cultura e Eventos, será realizada a exposição de Joi Cletison, resultado de uma viagem à Polônia. Além disso, a exposição também comemora os 26 anos da criação da Sociedade Polônia de Florianópolis – Towarzystwo Polônia, em março de 1991. A mostra permanece até o dia 29 de abril, de segunda a sexta das 8h às 20h. Continue a leitura » ».

Obra publicada pela EdUFSC traz reflexões sobre como a sociedade vê a cultura surda

Diferentes identidades, histórias, subjetividades, línguas, valorização das formas de viver. Em As imagens do outro sobre a cultura surda, a autora, Karin Lilian Strobel, convida o leitor para uma série de questionamentos e reflexões acerca da forma como a sociedade vê os indivíduos surdos. Nascida no Paraná, Karin tem uma longa história de envolvimento com os movimentos que lutam pelo reconhecimento da língua de sinais e com outras mobilizações que permitiram avanços na compreensão dos chamados “estudos surdos”. Continue a leitura » ».

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.