DIVULGA UFSC – 17/03/2017 – edição 843

17/03/2017 10:03

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 17/03/2017 – Edição 843

Pesquisadores da UFSC promovem conferência sobre sistemas dinâmicos simbólicos

Uma conferência internacional sobre a teoria Sistemas Dinâmicos Simbólicos, área de estudos da Matemática, será realizada, entre 20 e 24 de março, em Florianópolis. Com o título III Workshop on dynamics, numeration, tilings and graph algebras (FloripaDynSys), o evento é organizado em parceria entre a UFSC e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCT). Continue a leitura>>.

Programa de Pós em Engenharia e Gestão do Conhecimento promove evento sobre ergonomia e aprendizagem

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) participa da organização do 16º ERGODESIGN & USIHC e CINAHPA, que será realizado na UFSC entre os dias 5 e 9 de junho. O evento reúne três congressos internacionais que pretendem discutir temas relacionados com acessibilidade para pessoas com deficiência, design e ergodesign inclusivo em interfaces, arquitetura da informação, mídias digitais e ambientes hipermídia voltados para o processo de ensino-aprendizagem. O prazo para envio de trabalhos termina no próximo dia 20. A programação do evento conta com a participação de palestrantes da Holanda, do Canadá, do Uruguai e de Barcelona.Continue a leitura » » .

 

Inscrições para o concurso Salim Miguel da Edufsc vão até o dia 20 de março

Termina no dia 20 de março o período de inscrições o para o II Concurso Salim Miguel, que vai premiar uma obra de ficção inédita na categoria romance, redigida em língua portuguesa. Somente escritores catarinenses ou residentes no estado há pelo menos 05 anos podem concorrer. Continue a leitura » ».

Inscrições para o Programa Escala de Estudiantes de Grado até 20 de março

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC) informa que estão abertas as inscrições para o Programa Escala de Estudiantes de Grado, promovido no âmbito da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). O Programa é destinado aos estudantes de graduação da UFSC. Serão treze vagas, distribuídas entre universidades da Argentina, do Chile, do Paraguai e do Uruguai.  As inscrições deverão ser realizadas até o dia 20 de março de 2017. Conheça todas as normas do Programa no  Edital 4/2017/Sinter.

Programa de Pós-Graduação em Filosofia promove aula magna no dia 20 de março

O Departamento de Filosofia e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia promovem aula magna no dia 20 de março com o professor Denis Coitinho (Unisinos/CNPq). O encontro será no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), às 19h, e contará com o lançamento do livro “Contratos & virtudes: por uma teoria moral mista”. Antes, das 14h30 às 17h, haverá discussão do livro. Mais informações no site.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa lança chamada para promover acesso aberto a dados de pesquisa

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) abriram uma chamada para financiar um grupo de pesquisa sobre acesso aberto a dados de pesquisa (AADP). O objetivo é executar atividades que contribuam para a identificação de práticas, mapeamento de requisitos e prototipação de sistemas que facilitem a disseminação de informações científicas. A chamada visa colaborar com a criação de um Programa Nacional de Acesso Aberto a Dados de Pesquisa, iniciativa com o objetivo de promover e incentivar o compartilhamento de dados entre pesquisadores, conferindo maior eficiência na produção de conhecimento científico no Brasil. Continue a leitura>>.

Planejamento Participativo discute ações na comunicação da UFSC para os próximos quatro anos

No ano em que completa 25 anos, a Agência de Comunicação (Agecom) realizou seu Planejamento Participativo, com a colaboração do professor Cristiano José Castro de Almeida Cunha (EGC). O processo considerou as diretrizes do serviço público federal e tomou como base o Estatuto da UFSC e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2015-2019, com o objetivo de propor ações alinhadas aos objetivos da instituição. Continue a leitura>>.

Hall do Centro de Cultura e Eventos: espaço para arte, ensino e extensão

O hall de entrada do Centro de Cultura e Eventos é um espaço disponível na UFSC para exposição e divulgação de trabalhos produzidos pela comunidade universitária. A permanência de exposição é de 15 a 30 dias, com auxílio da equipe do Departamento de Cultura e Eventos (DCEven) para a montagem. Para reservar o espaço, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. ou pelos telefones (48) 3721-6318 e  3721-9781. Continue a leitura>>.

Departamento Artístico-Cultural abre inscrições para oficina de Decupagem e Mosaico Estilizado

O Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte) está com inscrições abertas para a oficina de arte com técnica de Decupagem e Mosaico Estilizado. As inscrições são por ordem de chegada e devem ser feitas na sede do DAC (no edifício do Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha). A atividade é gratuita e aberta à comunidade, com vagas limitadas. Continue a leitura>>.

Livro sobre Direito Marítimo e Portuário tem participação de professor da UFSC

O professor Eduardo Antonio Temponi Lebre, do Departamento de Direito é um dos autores que participam da obra “Direito Marítimo e Portuário: estudos em homenagem ao professor Sérgio Matte”, que acaba de ser lançada. Eduardo publica um capítulo, em coautoria com a professora Eliane Octaviano Martins, sobre o regime sociojurídico da Busca e Salvamento (SAR) e Salvados. O professor é coordenador do Laboratório de Estudos em Direito Aquaviário e Ciência da Navegação (AQUASEG/AQUALAB), que desenvolve pesquisa, ensino e extensão visando o desenvolvimento do transporte aquaviário. Mais informações pelo telefone (48) 3721-6743 e pela página do Laboratório.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina