Departamento de Matemática oferece, pela primeira vez, a disciplina ‘Pré-cálculo’

14/03/2017 13:18

Maths seamless patternO departamento de Matemática (MTM) da UFSC oferece, pela primeira vez, a disciplina Pré-cálculo para os cursos do Centro Tecnológico (CTC). Ao todo, são onze turmas destinadas aos novos alunos das diversas graduações em Engenharia. A oferta da disciplina integra uma iniciativa mais ampla, coordenada pelo professor Giuliano Boava, com o título, ainda provisório, de “Projeto de Unificação da Matemática”. A ementa de Pré-cálculo está disponível aqui.

“Existe uma reprovação altíssima em Cálculo e outras disciplinas da área de Matemática. Considerando todos os cursos do CTC, o índice de reprovação chega a 60%. O que observamos é que os alunos chegam aqui com uma grande deficiência no conteúdo do ensino fundamental e médio. A Matemática que aprendem está muito aquém do que exigimos na universidade. Como ainda não sabem o básico, quando vão cursar Cálculo, logo no primeiro semestre da graduação, os estudantes não conseguem assimilar um conteúdo mais avançado”, explica Giuliano.

A ideia é que Pré-cálculo seja uma disciplina de base que possibilitará aos ingressantes aprenderem “o que está faltando”. Entretanto, os alunos tiveram a opção de realizar um exame de proficiência com o objetivo de averiguar quem realmente tem dificuldade em matemática básica. O exame não era obrigatório, mas quem optasse por não fazer teria, necessariamente, que cursar Pré-cálculo. “Nosso objetivo era selecionar aqueles que estariam dispensados de Pré-cálculo. Dos cerca de 400 alunos do CTC, 224 compareceram na prova. Exatamente a metade foi aprovada: 112. Isto é, 50% estava apto a cursar diretamente Cálculo.”

Todo o projeto é elaborado pelo departamento de Matemática e a ideia é que, em 2018, além do CTC, a disciplina seja ofertada a todos os cursos da UFSC que exigem Matemática. “A ideia é, primeiramente, dar um apoio pedagógico aos alunos de graduação das engenharias para, em seguida, auxiliar também os demais cursos que oferecem a disciplina de Cálculo. Nosso objetivo é melhorar muito o nível das aulas e o aproveitamento dos alunos. Iniciamos a concepção desse projeto em 2015, conseguimos implementá-lo agora, e já  temos muitas outras ideias para melhorar as perspectivas para a Matemática nos próximos anos”, afirma Giuliano.

Um modelo do exame está disponível aqui.

Mais informações sobre a disciplina Pré-cálculo aqui.

Daniela Caniçali/Jornalista da Agecom/UFSC