Campus Blumenau celebra três anos de atividades em solenidade comemorativa

21/03/2017 14:47

O Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemorou, no dia 17 de março, seus três anos de atividade no município. Professores, alunos e técnicos-administrativos se reuniram no auditório da Sede Acadêmica para celebrar a data.

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

O evento contou com a presença do secretário de Inovação da UFSC, Cláudio José Amante, representando o reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo; o diretor do Campus Blumenau, João Luiz Martins; e o diretor de Gabinete, Leandro Silva, representando o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. Compuseram a mesa de honra também a professora Louise Reips, o assistente em Administração, João Gabriel Rudolf e a acadêmica Aléxia Guimarães, integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Durante a solenidade, os representantes da Administração Central da UFSC, o diretor do campus e o representante do Poder Executivo Municipal assinaram uma carta-compromisso pela manutenção das atividades acadêmicas em Blumenau e pela viabilização de uma sede própria para a Universidade.

A estudante Aléxia Guimarães abriu a sequência de falas da mesa mencionando as condições do campus no começo de sua história, em 2014. “Grande parte dos alunos e professores aqui presentes hoje não imaginam os obstáculos que enfrentamos no início. Se ser um calouro já é uma adaptação, imaginem usar um campus improvisado”, afirmou ao lembrar da época em que as aulas eram oferecidas em salas e laboratórios  cedidos pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O assistente em Administração João Gabriel Rudolf, primeiro técnico a tomar posse, enfatizou a garra e a determinação da equipe em fazer o seu melhor apesar das dificuldades, e a docente Louise Reips fez um relato emocionado ao contar que, durante o período de implantação da universidade, docentes e técnicos ajudavam em todas as tarefas, inclusive na limpeza de salas.

O diretor de Gabinete do prefeito municipal, Leandro Silva, contou aos presentes sobre sua satisfação em participar da aula inaugural da UFSC Blumenau, no Teatro Carlos Gomes, e prestou seu reconhecimento àqueles que auxiliaram no processo de consolidação da UFSC durante a gestão passada da universidade. Sobre o apoio à manutenção das atividades no município, ele enfatizou que “empenho não faltará” e mencionou a importância de uma educação superior pública para a sociedade.

O diretor do campus João Luiz Martins, aproveitou a ocasião para ressaltar alguns números relevantes desses três anos, entre atividades de ensino, pesquisa e extensão realizados. Martins também enfatizou a necessidade de cumprir-se totalmente o pacto firmado com o Ministério da Educação para a realização de novos concursos e para a destinação de verbas que permitam finalizar laboratórios estratégicos para a unidade. “Hoje estamos aqui não só para comemorar esta pequena trajetória, mas também para reafirmar nossa disposição em prosseguir construindo melhores condições físicas e de recursos humanos para que possamos cumprir nossa missão de formar não só profissionais de qualidade para o setor produtivo e para a educação, mas também cidadãos compromissados com a construção de uma nação mais justa solidária e fraterna”, afirmou.

Por fim, o o secretário de Inovação da UFSC, Cláudio José Amante, agradeceu o empenho e a luta de todos, evidenciou os esforços da direção de campus e discorreu sobre aspectos histórico-culturais de Blumenau e de Santa Catarina que tornam ambas referências nacionais. “Temos uma característica marcante que é o pequeno e microempreendedorismo. Apesar disso, conseguimos apresentar um melhor índice de concentração de indústria do que outras regiões do país”, afirmou Amante, dados que são confirmados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), que aponta o estado como o segundo maior em participação na indústria de transformação no PIB.

Ao final do evento, os presentes foram convidados para um café com música ao vivo. O acadêmico de Engenharia Têxtil, João Guilherme Poli Mariucigo, encerrou a comemoração tocando violão aos convidados.

Texto: Camila Collato/Campus Blumenau /UFSC

Fotos: Eduardo Amorim/Campus Blumenau /UFSC