UFSC recebe calouros do Sisu e Vestibular para validação da autodeclaração de renda

14/02/2017 13:26
Filho de catarinenses, Matheus é natural de Rondônia. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) preparou um esquema especial para a validação da autodeclaração de renda para os candidatos classificados nas categorias “escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita” e “escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita”/PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) no Vestibular e Sisu.

No campus de Florianópolis, são 26 comissões de validação instaladas no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) para receber os 924 novos alunos destas categorias, conforme horário, data e local previstos no cronograma. Depois deste processo, eles devem realizar a matrícula presencial junto à coordenadoria do respectivo curso. Nos outros quatro campi da UFSC, são esperados 176 estudantes.

Carolayne, caloura de Pedagogia, e a mãe, Patrícia. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

A validação de renda conta com a participação de 120 pessoas e também servirá para a confecção dos cadastros socioeconômicos da Coordenadoria de Assistência Estudantil (Coaes). Os documentos serão digitalizados com ajuda da Pró-Reitoria de Administração e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Entre os alunos que participam do processo, Matheus Scortegagna Leal, 21 anos, é um dos que mais viajou para chegar a Florianópolis. Calouro de Enfermagem através do Sisu, ele é de Vilhena, em Rondônia, cidade conhecida como o Portal da Amazônia, e escolheu a UFSC em busca de qualidade de ensino, além de um motivo sentimental. “Meus pais nasceram em Santa Catarina e foram ainda crianças para Rondônia, mas eles têm um desejo de ainda retornar”. Matheus arrumou um lugar para ficar, uma república com outros três estudantes, através dos Classificados da UFSC antes de sair a lista do Sisu. “Minha nota estava alta, eu tinha quase certeza que seria aprovado”. A secretária de Ações Afirmativas e professora do departamento de Enfermagem, Francis Solange Vieira Tourinho, elogiou Matheus. “Você é muito organizado, vai ser um bom enfermeiro”.

Carolayne Vitória, 18 anos, caloura do vestibular de Pedagogia não veio de tão longe assim, do Ribeirão da Ilha, e já conhecia a UFSC dos tempos de colégio, quando visitou o campus da Trindade e o Planetário. Ela veio acompanhada da mãe, Patrícia, e escolheu Pedagogia porque acredita na importância da educação. “Quem tiver educação e carinho sempre vai saber o caminho certo a tomar”.

Maria Eduarda quer seguir carreira como astrofísica. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Ana Flávia Florêncio, 17 anos, chegou à UFSC acompanhada do pai, Orivaldo, e do avô, Silvino, todos de Joinville. Caloura de Oceanografia e aluna de iniciação científica na escola, ela é determinada no que gostaria de fazer: “Queria trabalhar na área de pesquisa, com oceanografia geológica”. A mudança de Joinville não é problema para o pai, que confia em Ana Flávia: “É um desafio, mas estou mais feliz que ela”.

Silvino e Orivaldo acompanharam Ana Flávia na matrícula. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Também firme em sua escolha é a caloura de Física Maria Eduarda Evangelista da Silva, 17 anos, natural de Pernambuco, mas moradora de Penha desde os três anos de idade. “Queria seguir a carreira de astrofísica; gosto do cosmo e de fazer cálculo, por isto chamou minha atenção”. Maria Eduarda veio com a mãe, Sueli, e o namorado, Matheus.

Mais informações nas portarias do Vestibular e Sisu.

Confira o cronograma:

Cronograma campus Florianópolis.

CRONOGRAMA VALIDAÇÃO DA AUTODECLARAÇÃO DE RENDA VESTIBULAR UFSC E SISU 2017
CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA – FLORIANÓPOLIS
Local: Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Bloco A, 2º andar
Cursos Data e Horário
ADMINISTRAÇÃO, ANTROPOLOGIA, ARQUITETURA E URBANISMO, BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, CINEMA, ENFERMAGEM, FÍSICA, FONOAUDIOLOGIA, GEOGRAFIA, NUTRIÇÃO, OCEANOGRAFIA, PEDAGOGIA, QUÍMICA – BEL/BEL EM QUÍMICA TECNOLÓGICA, QUÌMICA LIC, SECRETARIADO  EXECUTIVO,  SERVIÇO SOCIAL. 14/02/20178:30 – 11:00 / 13:30 – 16:00
ARTES CÊNICAS, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE AQÜICULTURA, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ELÉTRICA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA ELETRÔNICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, METEOROLOGIA, ZOOTECNIA 15/02/20178:30 – 11:00 / 13:30 – 16:00
AGRONOMIA, ANIMAÇÃO, ARQUIVOLOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, DESIGN, DESIGN DE PRODUTO, FILOSOFIA, GEOLOGIA, HISTÓRIA, JORNALISMO, MATEMÁTICA, MEDICINA, MUSEOLOGIA, PSICOLOGIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. 16/02/20178:30 – 11:00 / 13:30 – 16:00
CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, FARMÁCIA, LETRAS – ALEMÃO, LETRAS – ESPANHOL, LETRAS – FRANCÊS, LETRAS – INGLÊS, LETRAS – ITALIANO, LETRAS – LIBRAS, LETRAS – PORTUGUÊS,  ODONTOLOGIA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 17/02/20178:30 – 11:00 / 13:30 – 16:00

Cronograma campi Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville.

LOCAL:  CAMPUS  CURITIBANOS
 AGRONOMIA/ENGENHARIA FLORESTAL Data: 14 de fevereiro de 2017Horários: 8:30 – 11:00 / 13:30 – 16:00
MEDICINA VETERINÁRIA Data: 15 de fevereiro de 2017Horários: 8:30 – 11:00 / 13:30 – 16:00
LOCAL:   CAMPUS ARARANGUÁ