UFSC recebe 58 novos servidores em cerimônia de posse nesta segunda

20/02/2017 14:00
Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC.

Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC.

Nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, 58 novos servidores tomaram posse na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em cerimônia realizada com a presença de pró-reitores e representantes de diversos centros de ensino, ingressaram na instituição 51 professores — distribuídos por 34 departamentos —; cinco tradutores intérpretes; um auxiliar em administração e um assistente em administração. O evento iniciou com o hino nacional e seguiu com as boas-vindas e discursos das autoridades presentes.

A pró-reitora de desenvolvimento e gestão de pessoas, Carla Cristina Dutra Búrigo, parabenizou a todos pela conquista da aprovação no concurso e ressaltou ser este um momento de celebração: “Hoje é um dia de festa. No contexto político que estamos vivendo, este é um ato concreto de luta pela universidade pública de qualidade. É um momento de expectativas e esperanças de desenvolvimento de uma universidade cada vez melhor.” Carla também pontuou os esforços de cada um de sua equipe para que todas as etapas de ingresso dos novos servidores se realizasse: desde a elaboração do edital do concurso até a posse. Lilian Cristiane Silva de Oliveira, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), que participou do processo e estava presente na cerimônia, desejou a todos os ingressantes felicidade e realização na trajetória que está por iniciar.

O reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo reforçou a importância da ocasião: “Sei que é uma alegria gigantesca para cada um de vocês que toma posse hoje. É uma nova perspectiva, uma nova vida, uma nova carreira, um novo ambiente. Da minha parte, estou satisfeitíssimo com esse momento.” Em seguida, o reitor recomendou firmemente uma atuação muito próxima das fundações de apoio: “Recomendo firmemente que busquem financiamento para seus grupos de pesquisas e façam florescer seus laboratórios. Não tenham medo de buscar financiamento. Vocês têm todo estímulo, todo apoio e toda força possível da administração central. Também recomendo fortemente que façam extensão e que busquem financiamento. Tenham uma atuação muito forte na pesquisa e na extensão remunerada. Tenho certeza de que isso vai acontecer.”

DSC_5732

Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC.

Cancellier também abordou o contexto de diversidade da universidade: “É importante entender as diferenças e ser tolerante. A universidade vive um novo ambiente tecnológico e de diversidades. O tema do nosso vestibular foi ‘Aqui tem diversidade’. É preciso reconhecer isso no trato com os alunos e alunas e ter uma linguagem adequada aos novos tempos: uma linguagem inclusiva”.

A vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann afirmou ser este um dia muito especial: “Trata-se do ingresso de pessoas que muito vão propor e contribuir para que nossa instituição siga crescendo e cumprindo sua missão. O perfil de um docente e de um técnico-administrativo dentro de uma instituição universitária como a nossa é bastante diferenciado. Hoje temos quase 5.800 servidores. Somos uma instituição muito grande, que tem por finalidade formar cidadãos altamente qualificados. Todos estamos empenhados com este foco. A ciência produzida no país acontece dentro das universidades. Sejam muito bem-vindos e encontrem aqui o espaço de realização de vida. Espero que tenham muito orgulho de serem servidores da UFSC.”

O pró-reitor de graduação, Alexandre Marino Costa, corroborou  os discursos anteriores: “É muito gratificante poder participar dessa ocasião de início da vida acadêmia e ver que temos mais pessoas que agora fazem parte da nossa instituição. Cada um ingressa com uma missão: participar da vida na nossa universidade. É importante participar dos debates em cada uma das instâncias. Vamos construir, a muitas mãos, aquilo que nós entendemos ser importante para a nossa universidade.” Wilson Erbs, presidente do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical),  também estava presente e colocou a entidade à disposição de todos os novos docentes.

Mais informações no portal do servidor da UFSC.

Daniela Caniçali/Jornalista da Agecom/UFSC