Produção de vinhos finos de altitude em SC é tema de lançamento em São Joaquim

01/02/2017 14:01

Vitivinicultura (1)Lançado nesta quarta-feira, na Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, o livro “Tecnologias para o desenvolvimento da vitivinicultura de Santa Catarina – relatório das atividades desenvolvidas”, de Duilio Porro e Marco Stefanini, com prefácio dos pesquisadores italianos Francesco Bocchetti e Andrea Segrè.

A obra apresenta os resultados do acordo operativo de 2005 entre a Província Autônoma de Trento e a UFSC para gerar conhecimento, tecnologias e materiais que possibilitaram a produção de vinhos finos de altitude em Santa Catarina.

“Esse acordo permitiu grandes avanços na pesquisa científica, investimentos em infraestrutura, intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos para a formação de recursos humanos de alto nível”, observa o reitor Luiz Carlos Cancellier.

Hoje o vinho fino de altitude produzido em Santa Catarina é considerado por muitos especialistas como um produto de credibilidade e alto valor agregado no mercado nacional. O Estado já entrou para o roteiro do enoturismo brasileiro, trazendo dividas não somente para os produtores de uva e vinho, mas também para a indústria hoteleira e o comércio em geral, movimentando toda a economia da região.