DIVULGA UFSC – 08/02/2017 – edição semanal – número 830

08/02/2017 12:58

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 08/02/2017 – Edição semanal 830

Edital para professor substituto: inscrições até o dia 10

 

A UFSC publicou o edital nº 7 para a contratação de professor substituto para o ensino superior por meio de processo seletivo simplificado. São nove vagas e as inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro, das 7h30 às 13h, nas secretarias dos respectivos departamentos. Mais informações no edital e no site do DDP.

Pró-Reitoria de Extensão abre inscrições para Probolsas 2017

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) abre inscrições a partir de 13 de fevereiro para o Edital Probolsas 2017, com o objetivo de estimular a participação de estudantes de graduação nos projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade. As inscrições acontecem de 13 a 24 de fevereiro, e as bolsas terão vigência de 1º de abril a 31 de dezembro. Participam da seleção professores que sejam coordenadores de projetos de extensão, podendo inscrever um único projeto e concorrer a, no máximo, duas bolsas. Mais informações no edital.

Inscrições para Curso de Especialização em Saúde Coletiva seguem até 10 de fevereiro

O Curso de Especialização em Saúde Coletiva está com inscrições abertas até o dia 10 de fevereiro para 30 vagas destinadas à profissionais da Saúde ou que atuem na área. O processo de seleção será composto pelas etapas de prova escrita e de análise documental – declaração de experiência no Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições devem ser realizadas aqui. Mais informações no Edital de Seleção nº 001/SPB/2017. Continue a leitura » ».

Pós em Recursos Genéticos Vegetais recebe inscrições para pós-doutorado

O Programa de Pós Graduação em Recursos Genéticos Vegetais recebe inscrições para seleção de bolsista de pós-doutorado até 12 de fevereiro, no âmbito do projeto “Biotecnologias aplicadas ao estudo da morfogênese e conservação in vitro de espécies nativas assistidas por abordagens bioquímicas e fisiológicas”. Mais informações na página do programa .


Estudantes da UFSC são selecionados para a segunda fase do Campus Mobile

Integrantes do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), do Campus Araranguá da UFSC, foram selecionados para a segunda etapa do evento nacional Campus Mobile, realizado pelo Instituto Net Embratel Claro, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Desenvolvido pelos mestrandos Carinna Nunes Tulha, Isabela Nardi da Silva e Josiel Pereira, o jogo digital Blackout ensina física através de uma série de puzzles e acesso a experimentos remotos. Mais informações: https://www.facebook.com/gameblackout/ .

Doação de alimentos apoiada por grupo de pesquisa da UFSC beneficiará 300 famílias de migrantes

Cerca de 300 famílias de migrantes e da comunidade do Morro do Mocotó receberão 660 quilos de alimentos não perecíveis nas próximas semanas. O grupo de pesquisas Eirenè – Núcleo de Pesquisas e Extensão sobre as Organizações Internacionais e a promoção da Paz, dos Direitos Humanos e da Integração Regional, em parceria a com Pastoral do Migrante de Florianópolis, organizou um mutirão para receber os alimentos arrecadados no Festival Floripa Flow, em que se apresentaram os rappers e ativistas Criolo e Emicida. A ação congregou os extensionistas do Núcleo de Apoio aos Imigrantes e Refugiados (NAIR) e alunos dos cursos de Relações Internacionais e Direito da UFSC. Continue a leitura>>.

Fazenda Experimental da Ressacada divulga lista de excedentes para comercialização

Fazenda Experimental da Ressacada, que integra o Centro de Ciências Agrárias (CCA), atualizou a lista de excedentes produzidos nas suas unidades de ensino, pesquisa e extensão para comercialização. A portaria normativa nº 68/2016/GR, de 23 de fevereiro de 2016, regulamenta essa atividade no âmbito da Universidade. Mais informações pelo e-mail Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. ou telefones (48) 3721-6385 e (48) 3721-7160. Confira a lista de produtos.

Coordenadoria de Inclusão Digital reabre em fevereiro

A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (Saad) informa que a Coordenadoria de Inclusão Digital (Coid) estará aberta entre 6 de fevereiro e 3 de março, de segunda a sexta, das 9h às 18h. A Coid está localizada no andar térreo da Biblioteca Central (BU), em Florianópolis. Mais informações: (48) 3721-4632.


UFSC abre processo para concessão de serviços de drogaria no Centro de Cultura e Eventos

O Departamento de Licitações (DPL) abriu o processo de licitação para concessão de uma área física localizada no Centro de Cultura e Eventos, destinada à exploração e operação comercial de serviços de drogaria. A atuação deve contemplar a atividade de drugstore. O valor anual estimado para uso da área de 56,12m² é de R$26.772,58. O edital está disponível no site do DPL, no ícone Editais de Licitações – com acesso por meio de cadastro prévio -, e no Portal de Compras do Governo Federal. As propostas devem ser encaminhadas pelo site comprasnet.gov.br.  A sessão de lances está agendada para o dia 9 de fevereiro de 2017, a partir das 9h.

Calendário da UFSC produzido pela Agência de Comunicação mostra a diversidade na instituição

Fortalecer e disseminar o posicionamento contra qualquer ato de discriminação e despertar a sociedade para o respeito. Essa é uma das propostas do novo Calendário da UFSC, produzido pela Agência de Comunicação (Agecom) com distribuição prevista para início do semestre letivo. Ancorado no conceito “Aqui tem diversidades”, o calendário apresenta 12 personagens que representam diversos perfis da comunidade universitária. Continue a leitura>>.

Laboratório de Moluscos Marinhos divulga produtos excedentes para venda

O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM), que integra o Departamento de Aquicultura (CCA), comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico excedentes produzidas por sua unidade situada na Estação de Maricultura Professor Elpídio Beltrame, na Servidão dos Coroas, 503, Barra da Lagoa. A oferta para comercialização do excedente, regulamentada pela Portaria Normativa No 68/2016/GR, está disponível para venda um lote de 3.010.000 sementes de ostras do pacífico ao valor de R$ 20 o milheiro. Informações: (48) 3721 2709.

Estudantes da UFSC participam do Projeto Rondon – Operação Tocantins

Oito alunos e dois professores da UFSC embarcaram em janeiro para o município de Natividade, no Tocantins, para participar da “Operação Tocantins”, do Projeto Rondon, junto a estudantes de outras universidades. A Operação reúne 330 participantes em 16 cidades do estado do Tocantins. As ações realizadas têm como objetivo o desenvolvimento das comunidades locais e a troca de experiências, para os rondonistas e também à população abrangida pela Operação. Continue a leitura » ».

Evite o ‘Aedes aegypti’: UFSC intensifica campanha durante verão

Para evitar focos do mosquito Aedes aegypti na UFSC durante o verão, quando aumenta a probabilidade de desenvolvimento do mosquito,  a Universidade relançou a “Campanha de prevenção e controle da dengue nos campi da UFSC”.  Caso você encontre algum local na UFSC propício ao desenvolvimento do mosquito, informe pelo e-mail: Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.  Continue a leitura>>.

Ônibus elétrico: UFSC adota tecnologia do futuro em sua rotina acadêmica

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Eletra – empresa brasileira especializada em tração elétrica –, a Marcopolo, a WEG e a Mercedes-Benz estão juntas no Projeto de Energia Fotovoltaica, que conta com o primeiro ônibus elétrico brasileiro a ter recargas em uma estação de energia solar. O veículo ficou pronto em 2016 e circula desde o início de dezembro entre o campus de Florianópolis (Trindade) e o Centro Integrado de Pesquisa em Energia Solar, no Sapiens Parque (Cachoeira do Bom Jesus), trajeto de 50 quilômetros, ida e volta. Continue a leitura » ».

Produção de vinhos finos de altitude em SC é tema de lançamento em São Joaquim

Foi lançado recentemente na Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, o livro “Tecnologias para o desenvolvimento da vitivinicultura de Santa Catarina – relatório das atividades desenvolvidas”, de Duilio Porro e Marco Stefanini, com prefácio dos pesquisadores italianos Francesco Bocchetti e Andrea Segrè. A obra apresenta os resultados do acordo operativo de 2005 entre a Província Autônoma de Trento e a UFSC para gerar conhecimento, tecnologias e materiais que possibilitaram a produção de vinhos finos de altitude em Santa Catarina. Continue a leitura>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
/ +55 (48) 3721-2825 / 3721-2824

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.