Os 10 primeiros classificados do Vestibular da UFSC foram o ponto alto da cerimônia oficial

10/01/2017 12:23

Um dos dias mais esperados pelos novos calouros da UFSC, começou cedo, por volta das 9h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus Florianópolis, bairro Trindade. As portas se abriram e os sorrisos tomaram conta. Em seguida iniciou-se a cerimônia oficial de divulgação do Vestibular UFSC 2017, onde anunciaram o nome dos dez primeiros colocados gerais.

DSC_5303

Cerimônia oficial de divulgação do resultado do Vestibular 2017. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Ao todo foram 33.789 inscritos, sendo 20.064 na classificação geral, 12.740 optantes pelas Políticas de Ações Afirmativas (PAA) e 985 candidatos por experiência. Houve 5.363 solicitações de isenção da taxa de inscrição sendo concedidas somente 3.850. Ao todo, a UFSC oferece 101 cursos/turnos distribuídos nos cinco campi – Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. Foram oferecidas 4.593 vagas (70%) pela prova do vestibular e 1.935 (30%) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Maria Luiza Ferraro, iniciou o discurso anunciando que tudo ocorreu dentro do planejado e ressaltando que a realização do Vestibular foi fruto do envolvimento de um grande número de pessoas, entre elas: elaboradores, avaliadores, fiscais, seguranças, carregadores de malotes. “Contamos com 4.200 pessoas e agradeço a disponibilidade de atuarem em prol do vestibular. Agradeço à equipe da Coperve, composta por 16 pessoas que atuam o ano todo para o sucesso do concurso. Parabenizo os aprovados. Aqueles que não conseguiram neste ano, não desistam dos seus sonhos. Continuem que a hora chega.”

Francis Solange Vieira Tourino, secretária de Ações Afirmativas e Diversidades, ressaltou a importância da diversidade na UFSC, o tema da campanha do Vestibular 2017 e que vem sendo trabalhado mais fortemente na Universidade. “Tenham a certeza que vocês estão entrando em uma universidade que quer vocês da maneira que vocês são. Assim como vocês devem aceitar como são os seus colegas, professores, técnicos-administrativos. Estaremos juntos com vocês, sejam bem-vindos”, completou.

Estavam também presentes o reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, a vice-reitora Alacoque Lorenzini e a pró-reitora de Graduação Tereza Cristina Rozone de Souza. O reitor destacou também que vivemos em uma época cuja principal característica é a diversidade, a capacidade de se relacionar com o outro, com a diferença, que pode incluir, ao invés de excluir. Acrescentou que “essa exigência é muito fácil para os nossos filhos assimilarem, eles já vêm de outro modo de pensar e agir. Nós, com mais tempo de vida, estamos em um processo constante de aprendizado. É um processo em construção, e nós apostamos muito nos que entram agora com essa mentalidade, que já aprenderam desde cedo a tolerância. A Universidade faz um esforço muito grande para que esse seja o ambiente, de tolerância. Nós estamos aprendendo a conviver com essa realidade, e queremos aprender com a juventude que entra na Universidade. O Vestibular permite o acesso de novas pessoas, preparadas para a cidadania e que vêm ensinar a nós que estamos aqui. Ajudem a Universidade a ser melhor, ajudem a construir um espaço de respeito e tolerância à diversidade”.

O primeiro colocado, Ian Novy Quadri, que se dedicou por dois anos para a aprovação, disse que já imaginava que o processo seria difícil e que achava que não conseguiria conciliar com coisas do dia a dia. “O processo vai se intensificando e isso vira o teu objetivo de vida. Apesar de ser uma coisa pequena, eu sei que tenho que pular essa barreira, subir e chegar na frente”. Completou Ian, com um grande sorriso no rosto e cheio de expectativas para o novo curso.

Confira a lista dos dez primeiros colocados do vestibular UFSC 2017:

DSC_5297

Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

1º- Ian Novy Quadri – Medicina Diurno Florianópolis – Florianópolis
2º- Renan Vítor Batalha – Medicina Diurno Florianópolis – Jaraguá do Sul
3º- Catarina Kin Masukawa de Souza – Medicina Diurno Florianópolis – Florianópolis
4º- Júlia Bertelli – Medicina Diurno Florianópolis – Joinville
5º- Bruno Leite Goulart – Medicina Diurno Florianópolis – Florianópolis
6º- Sara Rizzatti Marques – Medicina Diurno Florianópolis – Criciúma
7º- Betina Bopp Rocha – Medicina Diurno Florianópolis – São José
8º- Vítor Dolzan Garcia – Química Bacharelado – São José
9º- Kamille Feltrin Ronsoni – Medicina Diurno – Florianópolis – Siderópolis
10º- Júlio Melao Cordeiro – Medicina Diurno Florianópolis – Florianópolis

Matrículas dos candidatos classificados

Os candidatos classificados no Vestibular 2017 dentro dos limites das vagas oferecidas para cada curso de graduação, independentemente do semestre letivo de 2017 em que iniciarão o curso, deverão realizar a matrícula inicial obrigatoriamente em duas etapas – a primeira online e a segunda presencial – (pessoalmente ou mediante procuração particular), conforme datas, horários e procedimentos especificados na portaria de matrículas disponível no site do vestibular.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9200, pelo site www.vestibular2017.ufsc.br ou e-mail vestibular2017@coperve.ufsc.br

Manuella Mariani/estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

Mayra Cajueiro Warren/jornalista da Agecom/UFSC

Tags: primeiros colocadosUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVestibular 2017