Estudantes da UFSC participam do Projeto Rondon – Operação Tocantins

23/01/2017 12:54

Oito alunos e dois professores da Universidade Federal de Santa Catarina embarcaram no dia 19 de janeiro para o município de Natividade, no Tocantins, para participar da “Operação Tocantins”, do Projeto Rondon, junto a estudantes de outras universidades. A Operação se estenderá até 5 de fevereiro e reúne 330 participantes em 16 cidades do estado do Tocantins. As ações realizadas têm como objetivo o desenvolvimento das comunidades locais e a troca de experiências, para os rondonistas e também à população abrangida pela Operação.

Foto oficial da despedida dos Rondonistas (Foto: Divulgação)

Despedida dos Rondonistas. Foto: Divulgação

Para o professor do Departamento de Saúde Pública (SPB) e coordenador do Projeto Rondon na UFSC, Alcides Milton da Silva, a participação dos estudantes interfere de forma positiva na saúde e no desenvolvimento social da comunidade dos municípios atendidos. As áreas abrangidas pelo projeto são aquelas que apresentam os piores indicadores de saúde, como mortalidade infantil, mortalidade materna, doenças e deficiência do saneamento básico. “O projeto Rondon tenta levar para essas áreas melhores condições de atendimento e equidade para população”, explica.

Envolvido com o Projeto Rondon desde 2008, Alcides foi coordenador de equipe em duas operações, uma em Joaquim Pires, no Piauí e outra em Ichú, Bahia. “Os estudantes já devem possuir essa concepção de voluntariado, pois estarão construindo uma formação profissional revestida de maior responsabilidade social”, sugere Alcides. O professor também relata que um dos alunos rondonistas que acompanhou em Joaquim Pires, retornou para realizar o curso de pós-graduação (mestrado) no mesmo município. “Espero que cada vez mais multipliquemos nossas ações!”, finaliza.

Estudantes da UFSC que participam do projeto:

Carina Macagnan Rover, Agronomia;

Juliana Borges Müller, Odontologia;

Luisa Pereira Remor, Engenharia Mecânica;

Maiara Kessin Geraldi, Odontologia;

Maria Carolina Bartiani, Engenharia Sanitária e Ambiental;

Matheus Schlischting Ferreira, Engenharia Elétrica;

Mirele Pereira Paulo, Engenharia Sanitária e Ambiental;

Rafael Ferreira da Silva Neto, Medicina.