Cenário econômico serve como pano de fundo para coletânea sobre Serviço Social

10/01/2017 10:30

Serviço Social-v3-3dCortes orçamentários com impacto no caráter público das universidades federais, mudanças que colocam em xeque direitos trabalhistas e medidas de ajustes fiscal que o próprio governo já reconheceu como “amargas”.

É nesse contexto que chega o terceiro volume da coletânea Serviço Social: questão social e direitos humanos, publicado pela Editora da UFSC e resultado das pesquisas feitas por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC (PPGSS).

Segundo as organizadoras, Liliane Moser e Vania Maria Manfroi, o Serviço Social caracteriza-se tanto por atuar nas expressões da questão social quanto por debruçar à análise e à compreensão dos fenômenos sociais, cada vez mais complexos.

Não por acaso, portanto, temas como as políticas sociais setoriais, a precarização, a informalidade e a terceirização, que têm dominado o mundo do trabalho, são analisados na coletânea e expressam a produção do conhecimento crítico do PPGSS.

A primeira parte do livro, por exemplo, apresenta as reflexões feitas pelos professores da linha Direitos, Sociedade Civil e Políticas Sociais na América Latina, a partir de temáticas desenvolvidas nos projetos de pesquisa vinculados ao programa.

A linha Serviço Social, Ética e Formação Profissional está retratada nas preocupações teóricas desenvolvidas na segunda parte. Já terceira parte apresenta as reflexões teóricas da linha Questão Social, Trabalho e Emancipação Humana.

Moser e Manfroi enfatizam que a obra expressa a potencialidade da cooperação científica, na medida em que torna pública e acessível o conhecimento produzido no espaço acadêmico.

Serviço Social: questão social e direitos humanos
Liliane Moser e Vania Maria Manfroi
Volume III
317 páginas – 2016

Tags: coletânea Serviço SocialEdUFSCLiliane Moserquestão social e direitos humanosUFSCVania Maria Manfroi